Como saber se estou com depressão?

depressão

depressão
Infelizmente, a depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas em todo o mundo. De acordo com o relatório divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. Hoje, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra.
No Brasil, a situação é bastante preocupante. O mesmo estudo apontou o país como o mais deprimido e ansioso da América Latina, com 5,8% dos habitantes sofrendo depressão ou transtornos de ansiedade.
Diversos fatores levam ao desenvolvimento dessa doença, como traumas, perdas, problemas familiares, financeiros ou de saúde. Apesar da depressão ser cada vez mais debatida pela sociedade, que hoje entende a importância do tratamento, ainda é difícil para muitas pessoas identificar o problema.
Na sequência deste artigo, reunimos algumas características comuns entre os pacientes com depressão. Vale ressaltar que se você suspeita estar com esse problema de cunho emocional e psicológico, é fundamental procurar um suporte médico especializado para dar início ao tratamento adequado para o seu caso.

Tristeza constante

A tristeza é um sentimento comum na vida de todas as pessoas. Quando algo ruim acontece, por exemplo, a perda de um ente querido, demissão ou término de um relacionamento, a pessoa se sente triste e perde o ânimo para realizar algumas atividades.
Porém, por mais que a situação seja difícil, essa melancolia tende a passar com o tempo. Quando não passa, o paciente pode estar em um quadro de depressão. Essa doença é caracterizada por um baixo astral constante, que parece remover as energias da pessoa, inclusive para realizar tarefas que antes lhe davam prazer.
Lembrando que esse quadro pode surgir sem que haja um problema aparente, pois há diversos gatilhos que fazem a depressão aparecer e se intensificar.
depressão
Para saber se a sua tristeza já passou do normal e pode ser um caso de depressão, faça a seguinte pergunta para si mesmo: quando foi a última vez que você ficou plenamente feliz?

Depressão pode causar um sentimento de inutilidade no paciente

Outra característica marcante de quem tem depressão é um pensamento recorrente de que não há o que fazer para melhorar os problemas, dando ao paciente a sensação de inutilidade. Nesses casos, é comum a pessoa ficar remoendo erros do passado e sofrendo diariamente por situações que ela se acha culpada.
Por serem fatos recorrentes na vida de quem está com depressão, esses sentimentos deixam o paciente desesperançoso, fazendo com que ele se sinta um peso na vida dos seus amigos e familiares.

Choro frequente

A depressão mexe com aspectos físicos e emocionais do paciente, por isso, todos os sinais devem ser avaliados com calma pelo profissional da saúde. O choro frequente e sem uma causa específica pode indicar um quadro da doença. A pessoa fica muito mais sensível e triste e o choro acaba se tornando uma forma de liberar as angústias.
No artigo de hoje, reunimos algumas características comuns entre pessoas com depressão. Conforme mencionado no início, é fundamental que o paciente que suspeita ter essa doença procure um suporte médico especializado e também o apoio dos amigos e familiares.
Para continuar por dentro de dicas sobre saúde, veja também em nosso blog o post que mostra se crianças e adolescentes precisam fazer check-up anualmente.