Qual a importância da consulta médica para a vida da criança e do adolescente?

consulta médica

consulta médica
O acompanhamento médico é muito importante ao longo de toda a vida. Não apenas em momentos de urgência, quando estamos sentindo sintomas estranhos, mas principalmente em consultas de rotina. São nesses momentos que os médicos conseguem entender exatamente o que se passa com cada uma das pessoas, recomendar práticas saudáveis de vida e também identificar problemas de saúde prematuramente.
Essa é uma recomendação que funciona para adultos, adolescentes e crianças. Por isso, se você tem filhos ou jovens sob sua responsabilidade, leia este texto até o final. Veja agora qual é a importância da consulta médica para a vida da criança e do adolescente.

Essas são fases importantes do desenvolvimento

A infância e a adolescência são importantes fases de desenvolvimento corporal e mental das pessoas. Por isso, são épocas da vida que necessitam de bastante atenção dos pais e pediatras que acompanham os pequenos durante a consulta médica. Isso porque é durante os primeiros anos de vida que os seres humanos mais crescem. E cada pequeno desvio na rota pode prejudicar o desenvolvimento das fases seguintes.

Consulta médica com pediatra desde o nascimento

Não sem motivo, é comum que tenha um pediatra na sala de parto, para que ele possa examinar a criança assim que ela nasce. Durante os primeiros meses de vida, a consulta médica se repetirá pelo menos uma vez ao mês, até que o bebê complete seis meses de vida. Depois disso, o retorno ao pediatra deve acontecer conforme orientado por ele, ou caso algo estranho aconteça.
consulta médica
 

A adolescência é a fase das transformações

A puberdade é aquele período estranho, quando tudo está em transformação. O corpo começa a deixar sua forma infantil e se prepara para a vida adulta. Os pêlos começam a crescer, curvas se desenvolvem. Nos meninos, a voz passa a engrossar sutilmente. Nas meninas, os sinais da primeira menstruação surgem sutilmente.
Apesar de ser encarado pelos adultos como um momento natural, para os adolescentes essa é uma fase extremamente estranha, repleta de inseguranças. Nesse sentido, a consulta médica funciona como um farol. São esses profissionais que poderão avaliar se tudo está ocorrendo bem e trazer calma para os adolescentes.

Os problemas de saúde específicos dessas idades

Existem alguns problemas de saúde que se manifestam ainda na infância e na adolescência. Alguns quadros são passageiros e podem ser tratados de forma pontual. Mas outros representam mudanças importantes na forma com que a vida será levada dali para frente.
Por exemplo, é muito comum que crianças em fase de alfabetização demonstrem dificuldades de aprendizado devido aos problemas de visão. Nesse caso, oftalmologista poderá indicar os óculos corretos para isso.
Há também situações que devem ser avaliadas para que o restante do desenvolvimento não seja afetado. Esse é o caso da obesidade infantil, que se não revertida a tempo, aumenta significativamente as chances de a criança ser um adulto com problemas cardíacos graves.
A consulta médica é um momento importante para que crianças e adolescentes sejam avaliados. São nesses momentos que os médicos poderão avaliar as condições gerais de saúde, e a evolução do seu desenvolvimento dentro dos parâmetros esperados. Com essas informações em mãos, eles recomendarão a melhor forma de corrigir rotas e oferecer aos pacientes as condições ideais para o seu crescimento saudável.
Você costuma levar seus filhos a consultas médicas frequentemente? Conte nos comentários quais são os principais cuidados com a sua família.