Qual a importância do pediatra na vida da criança?

importância do pediatra

importância do pediatra
Durante a infância, o acompanhamento médico é essencial para que a criança tenha um desenvolvimento saudável. A importância do pediatra para que esse objetivo se torne real é muito grande, afinal, será esse o especialista que irá cuidar do seu filho desde o nascimento até a chegada da adolescência.
Mas nem sempre os pais conhecem a fundo a importância do pediatra na vida da criança e como é realizado o seu trabalho focado no bem-estar e na saúde dos pequenos. Por isso, reunimos na sequência deste artigo alguns pontos que mostram a importância do pediatra para o crescimento saudável dos bebês e das crianças. Confira!

Suporte essencial para o desenvolvimento dos bebês

Como abordado no início, a importância do pediatra na vida das crianças começa bem cedo, na verdade nos primeiros dias de vida do bebê. Esse é um período no qual o profissional irá avaliar uma série de aspectos relacionados à saúde e desenvolvimento do pequeno.
Já na primeira semana de vida, a importância do pediatra é visualizada pelos pais, pois o especialista irá verificar ao lado da mãe se a amamentação está transcorrendo bem, se o bebê está ganhando peso e se ele apresenta qualquer sinal de icterícia (um problema comum em crianças, que leva à coloração amarelada da pele).
Após o primeiro mês, a importância do pediatra se mantém, pois os pequenos precisam seguir uma rotina de consultas mensais para ele avalie o desenvolvimento da criança, oriente os pais sobre as vacinas e tire dúvidas comuns desta fase, como introdução de novos alimentos na rotina do bebê, alergias, etc.
importância do pediatra

Importância do pediatra na infância

O pediatra é um especialista na saúde infantil, dando suporte médico para bebês e crianças. Por isso, após completar o primeiro ano de vida, a criança precisa manter uma rotina de visitas ao pediatra, garantindo que o seu desenvolvimento seja saudável e integral.
O interessante é que o profissional atua de forma estratégica em cada fase, analisando as crianças de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, dos 3 aos 5 anos de idade, a importância do pediatra é retratada nas consultas, que geralmente acontecem de três em três meses ou duas vezes por ano, conforme a orientação do profissional que acompanha o seu filho, além dos atendimentos realizados em caráter de emergência no pronto-socorro.
Com os pacientes dessa faixa etária, o especialista analisa o desenvolvimento infantil e ajuda a prevenir ou tratar doenças comuns deste período, como problemas respiratórios e alergias.
Já com os pequenos de 6 a 10 anos de idade, a importância do pediatra tem a ver com o acompanhamento das mudanças físicas das crianças e do desenvolvimento intelectual, já que eles passam a frequentar a escola, iniciando a socialização e a alfabetização.
Manter a rotina de visitas ao pediatra neste período é fundamental para que o seu filho se torne um jovem saudável, pois o seu desenvolvimento foi acompanhado de perto por meio de exames clínicos e análises da rotina, que incluem alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Hoje, apresentamos alguns pontos que comprovam a importância do pediatra na vida das crianças desde o seu nascimento até a entrada na adolescência. Para ter o suporte de bons profissionais, é fundamental que a família conte com um bom plano de saúde. Para saber como contratar um convênio de excelência para quem você mais ama, veja em nosso blog o post que mostra o que você deve observar antes de fechar com um plano de saúde familiar.