Que serviços médicos estão inclusos em um plano de saúde familiar?

plano de saúde familiar

plano de saúde familiar
Garantir mais qualidade de vida para a família é a prioridade de vários brasileiros. Com isso, é cada vez mais comum encontrar quem busca pela adesão a um plano de saúde familiar, já que essa atenção inclui também idosos e crianças.
Ele permite que seus usuários não enfrentem filas e nem demais transtornos, por vezes comuns no atendimento público. Além disso, é possível contar com diferentes coberturas e valores para que todo o pessoal de casa receba sempre uma assistência satisfatória.
Mas quais serviços médicos estão disponíveis nesse tipo de plano e o que pode ser adicionado se necessário? Conheça um pouco mais sobre cada um deles durante a leitura deste artigo.

Consultas, exames e tratamentos

Existem alguns procedimentos que o plano de saúde familiar é obrigado a oferecer. Por exemplo, consultas, exames e tratamentos. Cada um deles possui uma lista de especialidades, que variam de acordo com a abrangência de atendimento escolhida.
Alguns podem incluir obstetrícia, alguns tipos de cirurgias ou serviços odontológicos. Por isso, é importante verificar detalhadamente qual é a frequência que sua família fará uso desses serviços para que a contratação do plano seja adequada.
Desde já, vale citar o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde), que estabelece os procedimentos que são tidos como indispensáveis em diagnósticos e tratamentos de enfermidades. É conveniente ficar de olho no site da agência em questão, a fim de verificar a incorporação de novas tecnologias, exames e intervenções, por meio de novas resoluções.
plano de saúde familiar

Atendimentos em hospitais, laboratórios e médicos

O plano de saúde familiar também precisa ter hospitais, laboratórios e médicos credenciados. É importante frisar que nem todos os planos possuem opção de internação. Então, se você tem casos na família que pedem esse serviço ou quer estar prevenido, é bom avaliar a disponibilidade do serviço.
Ao fechar contrato com a operadora, uma lista de profissionais deve ser entregue. Dessa forma, você terá como escolher com quem se consultar, além de ter sempre todas as opções em mãos caso queira mudar ou tentar um novo médico.

Cobertura para órteses e próteses no plano de saúde familiar

Tanto em planos familiares quanto individuais, é comum que tenha cobertura também para órteses e próteses. O mesmo vale para necessidade de cirurgia ou outro tipo de assistência para sua colocação, ainda que exista certo grau de complexidade.
O plano também deve envolver a colocação desses acessórios mesmo fora de uma situação de cunho não cirúrgico. Nesse caso, óculos especiais, coletes ortopédicos e próteses de substituição de membros entram na lista.

Outros serviços específicos

A contratação de um plano de saúde familiar é feita sob medida para atender a todos os problemas e necessidades dos membros da família. Os serviços médicos listados até então são apenas algumas das opções que geralmente estão inclusas nas modalidades mais simples do plano.
Ao procurar por uma rede credenciada, é importante avaliar todas as opções oferecidas. Nem sempre uma opção mais em conta atenderá a tudo o que você precisa. Portanto, para além de preços e formas de pagamento, atente-se para serviços que possam ser acrescentados aos de praxe.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre os serviços médicos de um plano de saúde familiar, pode realizar a aquisição sem qualquer insegurança. Mas se você ainda está adiando esse processo por causa do preço, aproveite e saiba quanto custa um plano de saúde familiar para se programar melhor.