Rinite alérgica infantil: como tratar?

rinite alérgica infantil

rinite alérgica infantil
Quem tem rinite já reconhece os sintomas de longe. Os olhos ficam inchados e lacrimejam constantemente. A sensação de nariz congestionado e coriza concomitantes são bastante incômodos, que provocam até dificuldade para respirar pelo nariz. Os espirros são incessantes e, em alguns casos, acompanhados de dores fortes de cabeça. É possível ainda ter fotofobia, bastante secreção na garganta, dores de ouvido e dores na face. Todos esses sintomas são bastante incômodos em adultos. Mas se os imaginamos (ou percebemos) em uma criança, a situação fica de cortar o coração.
Se você tem uma criança em casa e constantemente a vê nessa situação, você chegou ao lugar certo. Veja agora como tratar a rinite alérgica infantil.

O que exatamente é a rinite alérgica infantil?

As alergias são provocadas por agentes externos aos quais damos os nomes de alérgenos ou aeroalérgenos (quando são transportados pelo ar). Quando em contato com esses agentes, o corpo se protege para evitar maiores danos a ele mesmo. É essa proteção que provoca todos os sintomas que descrevemos anteriormente. As mucosas dos seios da face incham bastante, o que provoca a pressão no rosto e o congestionamento de vias aéreas, garganta e nariz.

Quais são as consequências desse quadro crônico?

As crianças não lidam com doenças como os adultos. Ou seja, elas não entendem o que está acontecendo e quando têm sua qualidade de vida prejudicada, tendem a ficar bastante irritadas. Assim como nós, elas sentem bastante dificuldade para dormir quando estão com rinite alérgica infantil. Essa situação interfere diretamente no seu desenvolvimento e aprendizado na escola. Por isso, é muito importante que o quadro seja avaliado por um médico e tratado o mais rápido possível. Quanto menos tempo a criança passar doente, melhor será o restante de sua vida.
rinite alérgica infantil

Quais os fatores que desencadeiam uma crise de rinite alérgica infantil?

A rinite alérgica infantil pode ser provocada por uma série de fatores, assim como as que acometem os adultos. Desde mofo, poeira e fungos, até a presença de ácaros nos travesseiros e colchões, por exemplo. Mas esses pontos variam de pessoa para pessoa. Por isso, é muito comum que os médicos peçam um exame para identificar os fatores estressantes da rinite no seu filho. Ele é feito dentro do próprio consultório com o auxílio de soluções que simulam o contato desses agentes alérgenos com a pele da criança. Em alguns minutos é possível notar o resultado.

Como tratar esse quadro alérgico?

O primeiro ponto e mais importante de todos é evitar que a criança tenha contato com os alérgenos identificados pelo médico. Ou seja, manter a casa sempre limpa, livre de poeira e focos de mofo. Também é importante que o ar esteja sempre úmido. Quanto mais seco estiver o tempo, mais propensas a crises de rinite alérgica infantil elas estarão. Na maioria das vezes, essas atitudes serão suficientes. Mas se mesmo assim o seu filho tiver muitas crises de rinite, pode ser necessário entrar com medicação anti-histamínica.  Lembre-se: vistar o pediatra é sempre a melhor opção para que o medicamento correto seja indicado.
A rinite alérgica infantil é um quadro extremamente incômodo para as crianças. A longo prazo, e com crises recorrentes, ele pode prejudicar o rendimento escolar e o próprio desenvolvimento da criança. Por isso, é muito importante ficar atento aos sintomas, aos alérgenos que desencadeiam as crises e contar com a ajuda de um pediatra constantemente.
Você tem um filho com rinite alérgica infantil? Conte nos comentários quais são os cuidados que você mantém dentro de casa para evitar as crises.