Saiba quais são os cuidados básicos com a saúde da família

saúde da família

saúde da família
A rotina cada dia mais agitada acaba sendo a grande vilã quando o assunto é saúde da família. Pouco tempo para se alimentar, dormir e praticar exercícios podem ser sinal de que é preciso parar e rever alguns hábitos adotados por pais e filhos.
Principalmente as crianças, precisam de cuidados básicos para que cresçam e se desenvolvam sem maiores problemas de saúde. No entanto, o que vemos hoje em todo o mundo é um aumento significativo de doenças em crianças e jovens.
A obesidade, por exemplo, aumentou dez vezes mais em crianças e adolescentes, se comparada a década de 70, segundo dados divulgados pelo Imperial College of Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse aumento significa que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões naquela época para 124 milhões nos dias de hoje.
Por isso, manter cuidados básicos com a saúde da família é essencial para que todos tenham mais qualidade de vida. Na sequência, listamos algumas dicas de como mudar a rotina em sua casa. Não perca!

Hidratação diária

Como mencionado no início, a correria acaba sendo o grande pretexto para os hábitos pouco saudáveis. Para mudar essa realidade e manter a saúde da família, a dica é começar se atendo para a ingestão diária de água.
Recomenda-se que, durante o dia, sejam consumidos dois litros de água. As garrafinhas são grandes aliadas para a manutenção desse hábito, pois é possível levá-las para a escola, trabalho ou academia. A hidratação diária é muito importante para a saúde da família, pois ela atua em todas as funções do corpo, como circulação, digestão e excreção, além de ajudar a manter a temperatura.
saúde da família

Alimentação equilibrada é um cuidado básico com a saúde da família

As comidas prontas e os fast-foods são realmente opções saborosas e rápidas para o dia a dia corrido que as famílias levam. Mas, esse tipo de alimentação está longe de ser a mais saudável e equilibrada para crianças e adultos. Assim, um cuidado básico com a saúde da família é o de justamente manter uma alimentação balanceada.
Incluir legumes, verduras e frutas no cardápio da família é um passo importante. Além disso, evitar frituras, alimentos com alto teor calórico, refrigerantes e sucos industrializados é fundamental para controlar os níveis de colesterol ruim no sangue e evitar o surgimento de doenças como a diabetes tipo 2.

Prática de atividades físicas

Outro cuidado básico com a saúde da família é a prática regular de atividades físicas. Por mais que o tempo seja reduzido, é possível incluir algumas atividades na rotina que ajudam a queimar calorias e movimentar o corpo. Caminhadas no parque, jogar futebol ou vôlei no quintal de casa e pular corda são apenas alguns exemplos de atividades físicas para fazer em família.

Exames e consultas médicas

Mais um cuidado básico para a saúde da família são os exames anuais e as consultas médicas regulares. Esse hábito é muito importante para a prevenção de doenças e tratamento rápido e eficaz de possíveis problemas de saúde. Para ter um suporte médico de qualidade, a dica é optar pelo plano de saúde familiar, que conta com diversas especialidades, que irão garantir o bem-estar e a saúde da família.
Você conferiu no artigo de hoje alguns dos cuidados básicos com a saúde da família. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto, leia também em nosso blog o post que apresenta os 5 tipos de alergias mais comuns em crianças.