Saúde da criança: com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

saúde da criança

saúde da criança
Logo que o bebê nasce, ele já está em contato com um pediatra. Afinal, é indispensável que ele receba atendimento inicial para que seus primeiros dias de vida sejam saudáveis.
Contudo, esse é um cuidado que deve permanecer até que ele entre na adolescência. A consulta com o profissional permite que qualquer problema de desenvolvimento seja identificado e tratado rapidamente.
Sendo assim, não há dúvidas de que a saúde da criança depende desse hábito tão importante. Leia este artigo e saiba mais sobre a frequência com que ele tem que acontecer!

Qual a frequência ideal para consulta com um pediatra?

Para manter a saúde da criança sempre em dia, o recomendado é que ela se consulte com o pediatra mensalmente até os 6 meses de idade. Depois, os pais podem aumentar essa periodicidade.
Uma vez a cada três meses costuma ser o período ideal para que o profissional seja visitado. Mais tarde, até os dois anos de idade, a criança deve se consultar pelo menos uma vez ao ano.
Mas é importante frisar que, caso alguma necessidade específica apareça ou o pequeno seja acometido por alguma enfermidade, esse prazo deve ser alterado. O mais importante é que o contato com o médico não seja mais espaçado que o recomendado para que o bebê cresça e se desenvolva plenamente.
saúde da criança

Por que esse cuidado é importante para a saúde da criança?

Visitar um pediatra periodicamente traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Primeiramente, porque é uma excelente maneira de prevenir e diagnosticar precocemente diversas doenças infantis.
Se alguma delas estiver presente, o tratamento pode ser iniciado de maneira mais rápida e precisa. As consultas também proporcionam maior controle do cartão de vacinas e um olhar atento para a capacidade física e visual da criança.
O pediatra pedirá exames com regularidade e todos devem ser cumpridos corretamente. Assim, caso seja necessário, ele poderá solicitar encaminhamento para outro especialista.

Como escolher um bom profissional?

Tenha em mente que o contato de seu filho com o pediatra será longo e intenso. É provável que ele continue a se consultar com esse especialista até a entrada na adolescência. Portanto, escolha um profissional de confiança, com quem ele estabeleça um bom relacionamento.
Você pode, por exemplo, contar com a indicação da operadora do seu plano de saúde familiar. A listagem é completa com profissionais associados que atendem sempre com qualidade e agilidade. Essa também é uma forma de poupar tempo na procura e de ter que se consultar com vários médicos diferentes até encontrar o certo.
Agora que você já sabe a frequência com a qual deve levar seu filho ao pediatra e a importância dessa prática para a saúde da criança, pode se programar melhor para as consultas necessárias. E, se ainda não tem um plano que cubra essa providência, pode pesquisar a melhor opção para sua família e trazer muitas vantagens para todos.
Essas informações ajudaram você? Se sim, não deixe de curtir também a nossa página do Facebook para ter acesso a outras novidades e indicações.