Saúde da criança: saiba quais são os cuidados essenciais

saúde da criança

saúde da criança
Mesmo diante de um cotidiano atribulado, a prioridade dos pais é que seus filhos cresçam e se desenvolvam com força, inteligência e alegria. Por isso, a saúde da criança é uma das principais preocupações de qualquer família.
Para preservá-la, as orientações variam de acordo com o perfil e as necessidades do pequeno. Contudo, algumas dicas básicas devem ser seguidas em qualquer instância, pois são válidas para garantir bem-estar e aprendizado saudável em todas as fases.
Quer saber mais a respeito desses cuidados essenciais? Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as dúvidas sobre o assunto.

Mantenha a vacinação em dia

A saúde da criança fica ainda mais protegida se as vacinas estiverem em dia. Isso significa levar o pequeno ao posto, hospital ou clínica nas datas corretas, sem atraso. E, se estar com o calendário de vacinação em dia já traz bons resultados, tomar todas as doses reforça ainda mais os benefícios.
A prática também contribui para proteger outras crianças que ainda não foram vacinadas ou não possuem idade suficiente para algumas vacinas. Ela evita que certas doenças se espalhem com maior facilidade, especialmente as que apresentam maior gravidade para a população em geral.

Estimule a alimentação saudável

Bebês de até seis meses de idade devem ser alimentados exclusivamente com leite materno. Após este período, a saúde da criança permanece bem cuidada com uma alimentação saudável e rica em nutrientes. É importante respeitar os alimentos e o consumo indicado para cada faixa etária, para introduzir sempre novas opções e fortalecer o crescimento da criança.
saúde da criança
Pouca gente sabe, mas os alimentos são excelentes aliados da prevenção de doenças. Ou seja, é fundamental estimular uma dieta rica em frutas, legumes e verduras para que o desenvolvimento do organismo aconteça com o mínimo de perturbações possível e para que os bons hábitos alimentares mantenham a qualidade de vida até a idade adulta.

Incentive exercícios físicos e brincadeiras

O desenvolvimento infantil acontece de forma mais efetiva quando a criança consegue trabalhar toda sua capacidade psicológica e motora. Por isso, é essencial incentivar a prática de esportes, exercícios físicos e brincadeiras. Através dessas atividades, a coordenação motora, a imaginação, o raciocínio e a habilidade de convívio social tomam forma.
Doenças respiratórias, propensão a alergias, sedentarismo e obesidade infantil são alguns dos problemas combatidos através dessa prática constante. O organismo da criança também cria mais resistência física e imunológica, o que contribui para um crescimento adequado e para o desenvolvimento de novas capacidades e interesses com o passar dos anos.

Acompanhe a saúde da criança através de consultas de rotina

Mesmo com todos esses cuidados com a saúde da criança, é natural que ela adoeça ou enfrente pequenos acidentes em casa e na escola. Por isso, é fundamental estar preparado para imprevistos com um bom plano de saúde e levar o pequeno para consultas de rotina, tanto com o pediatra quanto com outros especialistas.
Dessa maneira, é possível acompanhar como ele se desenvolve, direcionar atenção para necessidades específicas que surjam com a idade e adotar tratamentos e práticas de prevenção quanto antes. Através do costume, a própria criança começa a entender a importância de cuidar do corpo e da mente e fica preparada para tomar as rédeas desse cuidado assim que tiver idade suficiente.
E você, conhece outro cuidado importante com a saúde da criança que deve compor essa lista? Compartilhe seus conhecimentos e opinião nos comentários abaixo!