Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais evidente a importância do tratamento psicológico em crianças. Com o aumento dos casos de transtornos mentais e emocionais na infância, fica claro que é fundamental proporcionar apoio psicológico desde cedo para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos pequenos.
Na reportagem de hoje, conheça o impacto e a relevância do tratamento psicológico em crianças. Boa leitura!
Preocupação mundial
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que cerca de 20% das crianças em todo o mundo sofrem com algum tipo de distúrbio psicológico, como ansiedade, depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtornos do espectro autista (TEA). Diante desse cenário preocupante, muitas vezes agravado pelo excesso de telas, o tratamento psicológico se mostra essencial para ajudar as crianças a superarem desafios e melhorarem a qualidade de vida.
A psicoterapia infantil é uma abordagem terapêutica que utiliza técnicas especializadas para ajudar as crianças a lidarem com os próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos. Por meio do diálogo e de atividades lúdicas, o psicólogo infantil é capaz de compreender as necessidades emocionais da criança e auxiliá-la a encontrar soluções.
Além disso, o tratamento psicológico em crianças também contribui para prevenir a manifestação de situações mais graves no futuro, como transtornos de personalidade, comportamentos de risco e dificuldades de relacionamento. Com a ajuda de um psicólogo infantil, as crianças aprendem a expressar suas emoções de forma saudável, a desenvolver habilidades de resiliência e a fortalecer a autoestima.
Violência x saúde emocional
No dia 4 de junho (terça-feira) foi comemorado o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. A violência pode ter um impacto significativo na saúde mental e emocional, podendo causar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, baixa autoestima, dificuldade de relacionamento e dificuldades de comportamento.
O tratamento psicológico pode ajudar a criança vítima de agressão a processar o trauma, expressar emoções e reconstruir a autoestima. O acompanhamento profissional também é uma forma de auxiliá-la a confiar novamente em si mesma e nas outras pessoas, estabelecendo relacionamentos saudáveis.
O psicólogo pode recorrer a diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia de jogo, terapia artística, entre outras, de acordo com as necessidades individuais do paciente.
Esse tratamento psicológico deve ser iniciado o mais cedo possível, para evitar que os problemas se agravem.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.