Sedentarismo infantil: como evitar?

sedentarismo infantil

sedentarismo infantil
Crianças que não praticam atividades físicas podem ter diversos danos à saúde, riscos que podem ser refletidos em sua vida adulta. O sedentarismo infantil é alarmante e se relaciona com a obesidade nas crianças, um número alto de cerca de 41 milhões de crianças no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Os avanços tecnológicos mudaram a maneira de brincar das crianças, que, com a comodidade dos brinquedos eletrônicos, não entendem o movimento como algo convidativo. Somado a isso, a falta de incentivo dos pais, que, muitas vezes também não praticam atividades físicas. Diante desse quadro, como evitar o sedentarismo infantil para que a criança não se torne um jovem com a saúde frágil? Acompanhe algumas dicas.

Um bom exemplo evita o sedentarismo infantil

Se as atividades físicas forem um hábito da família, as crianças entenderão como algo normal e não como uma obrigação exclusiva dele. Ficará mais fácil encontrar uma atividade que a criança goste. Lembre-se do exemplo que você deseja que os seus filhos sigam.
As atividades podem ser realizadas em conjunto, como caminhadas no parque, passeios de bicicleta, entre outros. É importante ressaltar que as crianças não devem ser forçadas a realizar exercícios, forçar a barra pode desenvolver uma verdadeira aversão.

Não acostume a criança a viver em locais fechados

Ambientes como shoppings e demais edificações limitam as formas de se movimentar. Introduza na rotina das crianças passeios diferentes como idas ao parque, a praia e outros espaços abertos. As possibilidades de movimentação serão enormes e a diversão acompanhará as atividades físicas necessárias.
É fundamental aliar as brincadeiras e o prazer ao movimento. Assim, as crianças desenvolverão uma memória afetiva por esses momentos em família e, consequentemente, pelas atividades físicas.
sedentarismo infantil

Possibilite iniciação esportiva ou artística

Atividades relacionadas a esportes ou arte, como a dança, são importantes não somente para preencher o tempo das crianças. Iniciar aulas de natação, escolinha de futebol ou em uma academia de balé, não quer dizer traçar um futuro profissional para a criança dentro desses segmentos, mas sim desenvolver alguma habilidade.
Muito pode ser aprendido em atividades como essas, além de afastar o sedentarismo infantil, a criança tem lições favoráveis à disciplina, correção de postura, trabalho em equipe, melhora na respiração, resistência física, fortalecimento dos músculos, prevenção de doenças mais comuns entre outros pontos positivos.

Limite o tempo que a criança se expõe à tecnologia

Sabemos que a tecnologia traz benefícios diversos. Porém, as crianças não devem permanecer conectadas a aparelhos como jogos e telefones celulares o dia todo. Assim como o tempo em frente à TV deve ser limitado devido ao seu poder atrativo, o mesmo deve acontecer com os dispositivos eletrônicos.
O excesso pode levar não só ao sedentarismo infantil, como prejudicar a saúde mental das crianças. Lembre-se que as crianças são naturalmente ativas e gostam de correr, pular e brincar com coisas diferentes. Tire proveito disso.
Sedentarismo é coisa séria e atinge milhares de pessoas no mundo inteiro, de diferentes classes sociais. Os impactos podem ser graves e como consequências aparecerem problemas como hipertensão, diabetes, dificuldades na coordenação motora e o comprometimento de órgãos e músculos.
Caso esse seja o seu caso, é importante consultar um médico. É preciso cuidar do corpo e as atividades físicas são uma ótima saída.
O que achou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!