O nosso sistema imune — também conhecido como sistema imunológico — é de extrema importância para a nossa existência. Se não fosse por ele ficaríamos adoecendo a todo momento, e provavelmente, viveríamos por poucos anos até mesmo por meses. Investir em alimentação saudável e variada e, em casos específicos, a suplementação é uma ótima forma de evitar doenças.
O sistema imune é formado por um conjunto de células especializadas. Algumas são próprias para combater vírus, outras, para bactérias e assim por diante. Porém, todas elas conseguem se beneficiar de um estilo de vida mais saudável.
Confira abaixo quais substâncias conseguem melhorar o seu sistema de defesa!
Sistema imune: como deixá-lo mais forte?
1. Vitaminas B2 e B6
A vitamina B2 ou riboflavina, assim como a vitamina B6 ou piridoxina são indicadas para melhorar o funcionamento do sistema imune. A primeira pode ser encontrada em alimentos como amendoim, nabo, ovos, carnes e leite e a segunda, você pode achar na banana, frango, salmão, atum, abacate e outros.
2. Vitamina D
Sem dúvida alguma, a vitamina D tem um papel de grande importância no nosso sistema imune. O problema é que, consegui-la por meio dos alimentos não é das tarefas mais fáceis: precisamos de 5 mil a 10 mil UI para suprir a dose diária. Porém, existe uma fonte totalmente gratuita e muito boa: o sol.
Os raios UVB atingem a pele e transforma a vitamina precursora, a 7-dehidrocolesterol em pré-vitamina D e depois na vitamina D propriamente dita.
15 minutos tomando sol das 10 da manhã às 15 horas é o suficiente por dia e você nem precisa ficar 15 minutos de vez: esse tempo pode ser fracionado. O problema é que muita gente se esquece disso e não tem tempo, então os suplementos são uma ótima opção.
3. Zinco
A carência de zinco faz com que uma glândula chamada Timo (fica na região central do peito) diminua o funcionamento. Essa glândula é a responsável pela produção e liberação dos linfócitos T, um tipo de célula do sistema de defesa muito importante, por exemplo, para combater diversos tipos de vírus.
4. Ácido Fólico
Ao contrário do que muitos acreditam, o ácido fólico não é indicado apenas para gestantes, mas para qualquer pessoa. Ele atua no crescimento das células sanguíneas do corpo de uma forma geral, inclusive na multiplicação das células de defesa. Por isso, consumir alimentos ricos nesse nutriente como leite, peito de frango, carne vermelha, abacate, tomate, manga e outros faz muito bem para a saúde.
5. Ômega 3
Além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso — central e periférico — o ômega 3 também é conhecido por ajudar no combate da imunidade baixa. O ideal é que o consumo diário seja de 1,8 grama por dia o que, na prática, corresponde ao consumo de 300 gramas de peixe por semana.
6. Vitamina C
E, é claro que a vitamina C não poderia deixar de aparecer nessa lista. Ela é bastante famosa pelo seu papel no auxílio do sistema imune. Ela consegue aumentar não só a produção das células de defesa como também os anticorpos (estruturas que atacam diretamente os agentes invasores).
Quanto mais rica for a sua alimentação em substância saudáveis e de elevado valor nutritivo, melhor será a resposta do seu sistema imune. Mas é preciso manter o ritmo, pois voltar para uma dieta ruim e uma vida sedentária consegue reduzir a eficiência do nosso sistema de defesa.
Quer manter a sua alimentação em dia? Confira algumas receitas práticas que vão te ajudar a se alimentar melhor!