Vacinação: por que é importante manter a carteirinha em dia?

vacinação

vacinação
Quando o bebê nasce, um dos primeiros documentos que ele recebe é a carteira de vacinação. Ele é fornecido pelo próprio hospital e é fundamental para que o médico possa acompanhar as doses de vacina que serão aplicadas na criança.
A responsabilidade pela atualização desse documento é sempre dos profissionais da unidade de saúde que aplicaram a vacina, mas você precisa cuidar muito bem dele. Entenda por que vale a pena manter a carteira de vacinação em dia!

Entenda a importância da carteira de vacinação 

A carteira de vacinação é o documento responsável por comprovar o histórico de vacinas da criança. Ele é fornecido pelo hospital onde o bebê nasce e atualizado pelos profissionais da unidade de saúde que aplica uma nova vacina na criança.
É conveniente que sejam todas elas aplicadas na mesma unidade. Assim, caso você perca a carteira, o posto de saúde poderá fornecer o histórico e emitir uma segunda via.
Caso você mude de cidade, é pela carteirinha que o seu novo médico vai se guiar para continuar fornecendo ou administrando as vacinas do seu filho. Se ela não estiver atualizada, pode ser que a criança receba doses desnecessárias de vacinas que já tomou, por exemplo. Ou deixe de tomar doses adequadas ou no tempo certo.

Viaje com segurança

Alguns países e estados do Brasil solicitam vacinas específicas, caso você pretenda viajar para essas localidades. Os estados da região Norte geralmente pedem que a pessoa seja vacinada contra febre amarela.
vacinação
A melhor maneira de comprovar isso é por meio da carteirinha de vacinação. Mesmo você sendo um adulto, ou se seu filho já é um adolescente, é nela que estão registradas todas as vacinas que já tomou durante a vida. Se você não atualizar o documento, pode ser impedido de viajar para o destino pretendido, mesmo já tendo recebido a dose da vacina solicitada.

Informe as vacinas para o seu empregador

Quem trabalha em hospitais sabe que são muitas as exigências com relação às vacinas. Médicos, enfermeiros e técnicos, por exemplo, precisam estar sempre com todas as vacinas em dia.
Para ser admitido como funcionário de uma unidade hospitalar é necessário que você forneça seu cartão de vacinação. Dessa forma, se você não atualizou ou perdeu o cartão, vai precisar tomar as vacinas novamente. Ou então pedir uma segunda via. O que acaba sendo um transtorno desnecessário, não é mesmo?

Facilite o diagnóstico de enfermidades

Ter o cartão de vacinação da criança atualizado facilita o trabalho do médico na hora de fornecer um diagnóstico. Ele consegue analisar as vacinas que o bebê já tomou e descartar as doenças contra as quais já está imunizado.
Como se pode perceber, a carteirinha de vacinação é um documento que precisa ser levado a sério. Carregue sempre com você a carteira do seu filho quando for vacinar. Caso tenha esquecido ou perdido, volte no posto e peça uma segunda via ou a atualização. E não deixe de guardar o documento com cuidado, ele é muito importante para a saúde do seu filho até mesmo na vida adulta.
E aí, gostou das dicas? Continue com a gente e conheça 9 vacinas que toda criança deve tomar.