Como escolher o plano mais adequado para o funcionário?
Os benefícios são grandes atrativos para os candidatos às vagas de emprego, ou até mesmo para reter os funcionários já contratados. Eles perdem apenas para os salários propriamente ditos. A verdade é que um bom plano de saúde é a segurança que todos precisam para relaxar.
É quando essa conclusão chega à mente que alguns questionamentos surgem também: como escolher o plano mais adequado para o funcionário? Existem benefícios para empresas do tamanho da minha? Como ter certeza de que esse é realmente um benefício para os colaboradores?
Para te ajudar a responder essas e outras questões, separamos as informações mais importantes sobre planos de saúde empresariais. Leia este artigo e entenda.
Escolha a operadora que oferece o suporte que você precisa
Assim como todos os outros parceiros da sua empresa, a operadora de plano de saúde deve ser de confiança e estar disposta a atendê-lo com transparência. Além disso, você deve se sentir seguro em ser recebido por um setor especializado em realizar o atendimento de empresas e criar as melhores soluções para o seu caso. O acompanhamento personalizado que os analistas da Unimed Cascavel realizam é um exemplo disso.
Não se esqueça de que é a operadora que atenderá a empresa em caso de imprevistos, por isso é importante ter um setor de atendimento, liberação e ouvidoria próximo a você.
Pesquise o tamanho da rede credenciada
O plano mais adequado para o funcionário é aquele cuja rede credenciada atende às possíveis necessidades dele. Ou seja, dentro da cidade onde a sua empresa está, ele será atendido em bons consultórios, laboratórios e hospitais? Além disso, é importante que a operadora escolhida possa oferecer bons médicos para que os pacientes sejam bem atendidos. Verifique também a abrangência do seu plano. Ele poderá ser Nacional, Estadual, Regional ou Municipal. As suas necessidades e a realidade dos seus funcionários norterão sua decisão.
O plano mais adequado para o funcionário e para o seu negócio
Obviamente você deseja oferecer um benefício real aos seus funcionários, um plano de saúde que seja de fato uma tranquilidade para cada um deles. Mas também é importante lembrar que esse é um custo a mais para a sua folha de pagamentos. Por isso, o ideal é encontrar a fórmula exata que equilibra atendimento de qualidade e valores acessíveis.
Cobertura mais adequada para o funcionário
É claro que o valor do plano de saúde será levado em consideração antes de fechar negócio. Mas antes de decidir qual é o plano mais adequado para o funcionário, é importante entender qual é a cobertura. Isso porque existem operadoras que oferecem planos baratos, mas apenas com cobertura ambulatorial. Na prática, o seu colaborador terá esse atendimento, mas caso necessite de procedimentos mais complexos ou internação, ele terá que arcar com despesas muito altas. Portanto, é mais interessante oferecer planos de saúde que cubram as despesas de todos os procedimentos estabelecidos no rol da ANS.
Subsídio ou repasse integral dos custos aos funcionários?
Com as propostas em mãos, chega a hora de definir se é melhor a empresa pagar o plano integralmente para o funcionário, dividir as despesas com ele ou ainda deixá-lo como responsável pelo pagamento de todo o plano via desconto em folha. Normalmente, empresas com uma capacidade de caixa maior podem subsidiar um percentual maior do plano, chegando a até 100%. Se a empresa não puder subsidiar o plano, ainda assim é interessante ter o benefício, pois o funcionário economizará em comparação com o plano individual/familiar. Cada uma dessas formas tem suas vantagens e a decisão deve ser tomada com base no impacto que o benefício trará para o seu negócio e para a motivação dos funcionários.
Escolher o plano de saúde que a sua empresa irá oferecer é o resultado entre uma equação aparentemente simples, mas que envolve muitos fatores. Desde a folha de pagamentos da empresa até a percepção do benefício por parte dos colaboradores. Por isso, ao definir o plano mais adequado para o funcionário, leve em consideração os benefícios, mas também a capacidade da operadora em ajudá-lo.
Você deseja oferecer esse benefício aos seus funcionários? Conte nos comentários como você acredita que o plano de saúde pode ter resultados positivos dentro da sua empresa!