Quais os 4 principais objetivos da segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é um elemento muito importante para qualquer empregado que esteja sob o regime da CLT, pois ela estipula diversas ações preventivas e corretivas que devem ser realizadas pelos empregadores, de modo a criar ambientes mais saudáveis.
No geral, os principais objetivos da segurança do trabalho estão relacionados à proteção de alguma maneira. De caráter obrigatório, ela precisa ser adequadamente observada por todos os empreendimentos.
Veja agora 4 dos mais importantes objetivos da segurança do trabalho e entenda mais sobre a sua importância:
1. Garantir a integridade dos funcionários é um dos objetivos da segurança do trabalho
A questão mais importante quando se trata de segurança do trabalho é garantir a integridade dos funcionários quando estão em serviço.
Acidentes de trabalho e doenças laborais e ocupacionais podem gerar danos temporários ou permanentes, como lesões, invalidez e, até mesmo a morte.
Tudo isto acontece quando o trabalhador está cumprindo com suas obrigações, então, a segurança existe para favorecer a integridade destes colaboradores.
Isso significa que as técnicas e medidas empregadas por essa metodologia têm como objetivo principal garantir que os colaboradores possam realizar suas funções sem que sejam prejudicados por isso.
2. Reduzir os riscos na execução das tarefas laborais também é um ponto considerado
Toda função possui riscos. Enquanto umas podem gerar problemas respiratórios a longo prazo, outras podem levar a acidentes fatais. Um dos objetivos da segurança do trabalho é justamente reduzir ou mesmo eliminar esses riscos, tanto quanto possível.
Por meio da oferta de treinamentos e equipamentos de segurança e também pela avaliação do ambiente laboral é possível criar um local mais propício para a execução das tarefas obrigatórias. Desta forma, há menos chances de um colaborador se machucar ou mesmo ficar definitivamente comprometido.
3. Definir responsabilidades para o empregador é mais um dos objetivos
Nada disto seria possível se o empregador não fosse devidamente responsabilizado, mesmo quando não há culpa ou intenção.
Sendo assim, a segurança do trabalho trata de questões como a responsabilidade em oferecer condições mínimas de seguridade, além das que decorrem de algum acidente ou doença.
O empregador é obrigado a pagar indenizações e licenças em casos que não sejam culpa do empregado. Neste sentido, oferecer benefícios como o plano de saúde é uma forma de diminuir estes possíveis futuros custos.
4. Aumentar a saúde dos colaboradores também não é descartado
Por falar em plano de saúde, a segurança do trabalho também fala a respeito da medicina do trabalho e dos cuidados preventivos com o corpo do funcionário.
Além de um técnico, as empresas também devem ter um médico especialista no assunto, de modo a garantir a prevenção de doenças decorrentes da ocupação.
Desta forma, um dos principais objetivos da segurança do trabalho também é promover o cuidado com a saúde e diminuir ao mínimo possível os riscos de a atuação profissional ser prejudicial. Novamente, a oferta de plano de saúde é um ponto a mais para atingir essa meta.
Os principais objetivos da segurança do trabalho são proteger os funcionários durante a execução de suas tarefas obrigatórias. Para tanto, essa técnica define responsabilidades e se preocupa com a manutenção da saúde dos colaboradores.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre as funções e objetivos desse tema, aproveite para deixar um comentário.