Quais os 4 principais benefícios da medicina do trabalho na empresa?
A medicina do trabalho corresponde a todas as ações realizadas pelo empregador em busca de garantir a saúde de seus funcionários. Ela vai desde questões como contar com um médico da área e ações de prevenção ao oferecimento de um plano de saúde.
Estas ações são vantajosas não apenas para os colaboradores, mas para o próprio negócio como um todo. Pensando nisso, veja a seguir quais são os 4 principais benefícios da medicina do trabalho na empresa.
1. O aumento da qualidade de vida dos funcionários é uma das consequências
Quando um negócio investe na medicina do trabalho, há uma preocupação maior e mais assertiva com a qualidade de vida dos funcionários. É uma abordagem voltada tanto para a integridade física, quanto para a emocional e psicológica.
Há menos chances de os colaboradores desenvolverem doenças ocupacionais se houver um tratamento preventivo. Quem lida com ações repetitivas, por exemplo, tem chances menores de desenvolver o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Com uma saúde otimizada, a vida dos funcionários também se torna melhor.
2. A elevação da motivação e da produtividade entram na conta
Com mais qualidade de vida, os colaboradores lidam com uma menor ocorrência de doenças e acidentes em geral. Isso leva a uma sensação maior de segurança e a um ganho de motivação.
Como consequência, o absenteísmo cai de maneira considerável e a produtividade se eleva proporcionalmente. Há um clima organizacional mais positivo e um engajamento maior pelo trabalho. As equipes, portanto, batem mais metas, o negócio alcança seus objetivos estratégicos e, ao final, todos saem ganhando com essa configuração.
3. O atendimento à legislação também é um dos benefícios da medicina do trabalho
Desenvolver medidas protetivas em relação aos colaboradores é uma das obrigações dos empregadores. Se um funcionário desenvolve uma doença por causa de sua função, por exemplo, cabe à empresa a responsabilidade de lidar com esta questão.
Há, portanto, um aspecto legal relacionado a todo esse assunto. Sendo assim, um dos benefícios da medicina do trabalho consiste, justamente, em atender esses aspectos legais, diminuindo os riscos de multas, sanções e processos.
Embora a contratação de um plano de saúde não faça parte dos direitos trabalhistas obrigatórios, oferecê-lo é, também, uma forma de cuidar desse ponto e evitar consequências no futuro — essas, sim, com obrigações legais associadas.
4. O ganho de credibilidade pode funcionar como um diferencial
Quando uma empresa cuida de seus funcionários, ela está fazendo mais do que atender às leis ou aumentar a produtividade — ela está elevando a sua responsabilidade social.
Perante o mercado, o empreendimento que tem esse tipo de cuidado ganha mais credibilidade. Na hora de escolher entre estabelecimentos equivalentes, é provável que o consumidor prefira aquele que tem mais cuidado com seus colaboradores.
Sendo assim, outro dos benefícios da medicina do trabalho é que ela pode funcionar como um diferencial competitivo, gerando resultados mais satisfatórios.
Os benefícios da medicina do trabalho na empresa englobam os funcionários e o próprio empreendimento, gerando mais produtividade, engajamento e competitividade.
Seu estabelecimento já aplica essas ações? Conte nos comentários!