(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
11100136
Sua saúde

Obesidade infantil: como tratar?

 obesidade infantil
A obesidade é um problema que aumentou significativamente com a modernidade dos tempos. E isso não é um problema, mas a consequência disso é que estamos nos movimentando cada vez menos, inclusive as crianças. Por isso, a obesidade infantil não deve ser negligenciada pelos pais, uma vez que ela é o estopim para uma série de doenças graves. Por exemplo, o diabetes, o aumento da pressão arterial e o colesterol alto.
O principal sintoma é o aumento do peso, bastante acima do normal. Mas também podem acontecer quadros em decorrência desse aumento de peso, como a diminuição do fôlego, por exemplo.
Se você tem uma criança obesa em casa, está na hora de começar a se movimentar para tratá-la e evitar que o problema fique ainda maior. Veja agora como eliminar os quilos a mais e os riscos de doenças.

Consulte um médico especializado em obesidade infantil

O primeiro passo para tratar a obesidade infantil é consultar um médico. Pode ser o pediatra da família, um endocrinologista ou até mesmo um clínico geral que tenha experiência em tratar esse tipo de quadro. O mais importante é que ele possa examinar a criança, pedir todos os exames laboratoriais relevantes e entender qual é o quadro atual. Ou seja, todos os fatores que levaram ao aumento de peso, os fatores que dificultam o tratamento e até mesmo se existem doenças atreladas a esse quadro.
Com todas essas informações em mãos, o médico poderá sugerir o melhor tratamento para cada caso. E aqui é muito importante alertar: cada organismo funciona de maneira distinta. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outras. No caso das crianças, que ainda estão em fase de crescimento, esse cuidado deve ser ainda maior.

Melhore a qualidade da alimentação

A alimentação é a principal responsável pelo ganho ou perda de peso. Por isso, a dieta de reeducação alimentar é um aliado indispensável no tratamento da obesidade infantil. Como dissemos anteriormente, o médico deverá receitar a melhor combinação de alimentos para que a criança perca peso e mantenha a saúde em dia. Ou seja, para que ela possa ingerir todos os nutrientes necessários para que o seu desenvolvimento físico e mental não seja prejudicado.
 obesidade infantil

Insira exercícios físicos na rotina

Os exercícios físicos também são fundamentais na luta contra a obesidade infantil. Eles não apenas queimam calorias, como trazem inúmeros benefícios para pessoas em fase de desenvolvimento. Por exemplo, melhoram a capacidade de concentração na escola, desenvolvem a coordenação motora e formam jovens e adultos mais felizes. Quanto mais cedo essa prática for adotada, melhor será para toda a vida da criança. A dica aqui é encontrar um esporte que ela goste de praticar. Desde o tradicional futebol, passando pelas lutas, danças e até a natação.

Mude os hábitos de toda a família

Se você já tentou perder peso alguma vez na vida, sabe como é difícil incorporar os novos hábitos da rotina. Imagina que para as crianças, essa dificuldade é aumentada significativamente, uma vez que elas são bastante imediatistas e têm dificuldades para adotarem hábitos que trarão resultados lentos. Por isso, é fundamental que toda a família entre na onda e mude os seus hábitos.
Com exemplos ao redor e outras pessoas passando pela mesma situação, elas certamente ficarão mais motivados a continuarem a se alimentar bem e praticar exercícios físicos. Lembre-se que a criança é movida pelos exemplos, portanto ao adotar bons hábitos, além de influenciar seus filhos você também ganha com isso. Trazendo mais qualidade de vida para todos.
A obesidade infantil é uma doença grave e que deve ser combatida. A combinação entre a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos é capaz de provocar mudanças incríveis para a saúde de qualquer pessoa. Por isso, consulte um médico e procure ajuda. Toda mudança é possível se estamos determinados a fazê-la acontecer.
Você tem uma criança obesa em casa? Compartilhe as suas dúvidas nos comentários e conte como você procura ajudá-la a vencer esse problema.
 

Read More
ucascavel novembro 27, 2017 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável alzheimer amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Pedra nos rins: como os cálculos renais aparecem, como tratar e como prevenir?
  • Setembro amarelo: a coragem de falar tem poder de salvar vidas
  • Alerta de inverno: como proteger as crianças da bronquiolite
  • Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados