Doenças infantis: quais são as 4 mais comuns?
Durante os últimos dois meses de gestação, a mãe passa para o bebê uma quantidade de anticorpos, que o ajudarão a se proteger contra doenças no primeiro ano de vida. Essa é a famosa imunidade ativa. Mas a partir do momento que nascem, eles começam a desenvolver o próprio sistema imunológico e isso só acontece quando são expostos a diferentes doenças. Por isso é tão comum que as crianças peguem gripes com tanta frequência na escola, por exemplo.
E por mais que seja comum, é importante que os pais fiquem atentos, afinal de contas, o sistema imunológico das crianças precisa de ajuda para combater essas doenças. Foi pensando nisso que preparamos a lista deste post. Veja agora as 4 doenças infantis mais comuns e fique atento aos sinais.
1. Alergias alimentares e respiratórias são muito comuns
As alergias são doenças infantis muito comuns, principalmente as alimentares e respiratórias. As alimentares provocam sintomas como dores abdominais, coceiras, erupções na pele e, em casos mais graves, dificuldades para respirar. Ela pode ser provocada pela proteína do leite, por exemplo. Ou ainda por produtos que contenham soja, trigo, peixe ou claras de ovos.
Se o caso for de alergia respiratória, os sintomas são parecidos com os dos adultos: coriza, congestão nasal e espirros. Os principais alérgenos que provocam essas reações são os ácaros, o mofo, pólen e até poeira ou pêlos de animais domésticos.
2. Infecção de garganta está entre as doenças infantis mais comuns
As dores de garganta são as mesmas em adultos e crianças. Mas nem sempre os pequenos conseguem descrever seus sintomas. Os pais, professores ou cuidadores delas poderão perceber a dificuldade para engolir e salivação excessiva. Também é comum que as crianças tenham febre quando a garganta está inflamada. É comum que elas tenham até três episódios desse por ano, mas se as dores ficarem muito frequentes, o recomendável é consultar um especialista porque pode ser necessário retirar as amídalas cirurgicamente.
3. Gripes e resfriados mais frequentes que a lua cheia
Quando as crianças começam a frequentar a escola, as gripes e resfriados começam a ficar extremamente frequentes. Não é sem motivo que elas estão entre as doenças infantis mais comuns. Isso porque, como dissemos, o sistema imunológico delas ainda está em formação e a cada nova mutação do vírus, elas são afetadas pelos sintomas. Nesse caso, os sinais são muito parecidos com os adultos, a diferença é que elas parecem ser mais afetadas que nós. A febre bate forte, a falta de apetite os deixa mais fraquinhos e os incômodos respiratórios parecem não dar trégua. Mas é muito importante ter a ajuda de um pediatra para que o quadro não evolua para algo pior, como uma bronquite ou pneumonia, por exemplo.
4. Dores de ouvido, a doença infantil mais incômoda
Quem já teve dores de ouvido sabe como elas podem ser extremamente incômodas. Não são somente os barulhos altos, ou o movimento da mandíbula que o fazem doer. Esse sintoma simplesmente não passa. Isso acontece por causa do acúmulo de secreções em função de gripes, resfriados e até mesmo quando água contaminada entra no ouvido. Nos bebês é mais difícil de identificar os sintomas, mas os pais podem ficar atentos à febre e ao choro que não passa.
Ter um filho doente parte o coração de qualquer pessoa. Mas é importante conhecer os sinais das doenças infantis mais comuns para que o pediatra seja acionado imediatamente. Acima de tudo, a saúde da família é uma prioridade e deve ser levada a sério.
Você já teve uma criança com alguma dessas doenças? Conte nos comentários o que aconteceu com você e ajude outras pessoas em situações similares.