3 sintomas da rinite alérgica infantil
Durante a infância, é comum surgir algumas doenças nas crianças que preocupam bastante os pais, principalmente por comprometer o bem-estar dos pequenos, como a rinite alérgica infantil. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), a rinite alérgica atinge cerca de 40 milhões de brasileiros e, infelizmente, as crianças têm uma presença bastante considerável no número de alérgicos. Isso porque os filhos de pais e mães que sofrem com a doença apresentam 50% de chance de desenvolverem rinite alérgica infantil.
Por mais que a doença dificilmente evolua para quadros mais graves, ela pode comprometer bastante o dia a dia das crianças, principalmente durante o inverno. É bastante comum o pequeno apresentar sintomas de rinite alérgica infantil logo nos primeiros anos de vida, mas os pais acabam confundindo a enfermidade com um simples resfriado. Entretanto, ter o diagnóstico da rinite alérgica infantil é fundamental para se estabelecer um tratamento adequado, evitando as crises alérgicas.
O acompanhamento contínuo com o pediatra, juntamente com o relato dos pais sobre os sintomas, ajudará a identificar o quadro de rinite alérgica infantil. Vale ressaltar, também, que as crianças que têm asma e dermatite atópica apresentam mais chances de desenvolver a rinite alérgica infantil.
Agora que conhecemos um pouco mais sobre essa doença que atinge milhares de crianças em todo o mundo, vamos apresentar os 3 sintomas mais comuns da rinite alérgica infantil. Não perca!
1. Espirros
Os espirros são bastante presentes na vida das crianças que sofrem de rinite alérgica infantil. Como mencionado no início, os pais costumam associar a sequência de espirros do filho com resfriado. Porém, nos casos de rinite alérgica infantil, os espirros se apresentam de forma intensa, principalmente durante as crises alérgicas comuns nos dias frios.
2. Coceira, congestão nasal e coriza
Outro sintoma da rinite alérgica infantil bastante semelhante a um resfriado é a coriza, que nesse, caso vem acompanhada de uma coceira nasal mais intensa. A criança com rinite alérgica infantil passa muito tempo com o nariz escorrendo e a sensação de coceira que não para mesmo que a criança coce o nariz.
A congestão nasal, também conhecida como nariz entupido, é outro sintoma comum entre os pequenos com rinite alérgica infantil. Por conta desses três sintomas, é comum que o pequeno, durante uma crise alérgica, fique com o nariz vermelho e às vezes com aspecto de inchado.
3. Coceira nos olhos e lacrimejamento são sintomas da rinite alérgica infantil
As crianças que sofrem com rinite alérgica infantil podem apresentar sintomas nos olhos, como coceira excessiva e lacrimejamento. Essas situações podem incomodar bastante os pequenos e ainda colocar em risco a saúde dos olhos, pois coçá-los com as mãos sujas, por exemplo, pode acabar causando algum problema ocular. Nesses casos, o mais indicado é buscar o médico pediatra para tratar a crise e um oftalmologista para receitar um colírio que ajude a amenizar a coceira e o lacrimejamento.
Apresentamos no artigo de hoje os 3 principais sintomas que atingem as crianças com rinite alérgica infantil. Se você gostou das informações e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde dos pequenos, nós te convidamos para ler em nosso blog o post que mostra se a asma infantil tem tratamento.