Alergia infantil: as 5 mais comuns
Por conta da eventual demora em ser diagnosticada, a alergia infantil é motivo de muito mal-estar e desconforto. Por isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas que a criança apresenta e encaminhá-la a um pediatra quanto antes.
Do contrário, se a doença se desenvolver ainda mais, pode haver graves consequências no futuro. Para evitar que isso aconteça, preparamos uma lista com alguns tipos de alergias mais comuns nos pequenos.
Atente-se para suas características e não comece nenhum tratamento sem a indicação médica. Continue a leitura para saber mais!
1. Alergias respiratórias
As alergias respiratórias são as de maior incidência em crianças. Quando se apresenta como rinite, manifesta-se em coceira, espirros e obstrução nasal. Por vezes, é confundida com uma gripe e sua maior causa é o acúmulo de poeira, presença de ácaros na casa e poluição do ar.
A asma, por sua vez, é relacionada a ambientes fechados e pouco iluminados. A criança passa a tossir muito, ter crises de falta de ar e chiado forte no peito.
2. Alergias de contato
Alergia infantil comum em pequenos muito ativos, é responsável por inflamações na pele. Isso geralmente acontece devido ao contato com algum componente específico, seja químico ou natural.
As dermatites ou eczemas provocam vermelhidão, descamação e coceira na pele. Se demorarem a ser tratadas, podem se complicar através de infecções. Já a urticária se manifesta como coceira e inchaços, e também pode ser proveniente de sensibilidade a certos medicamentos.
3. Alergia alimentar
Vômito, diarreia e dor de barriga são sintomas geralmente associados a uma simples rejeição a alguma refeição. Mas, em alguns casos mais delicados, são na verdade sinais de alergia alimentar.
A evolução desse tipo de alergia infantil varia de acordo com o quadro e com o organismo da criança. Alimentos como peixe, leite e amendoim costumam ser as principais causas da enfermidade na infância.
4. Alergia infantil ocular
Crianças que apresentam outros quadros alérgicos têm a situação agravada quando a alergia infantil ocular começa a comprometer sua visão. Os olhos coçam, ficam bastante vermelhos e lacrimejam bastante em sinal de incômodo e reação às substâncias alérgenas.
Em casos isolados, é causada por poeira, ácaros e pólen. E, por mais que seja difícil, é preciso controlar os movimentos da criança para que não leve as mãos ao rosto e intensifique ainda mais o incômodo.
5. Alergia a picada de inseto
A preferência de muitas crianças é brincar ao ar livre. Porém, ambientes muito abertos estão repletos de abelhas, vespas, formigas e dos temidos mosquitos borrachudos. Usar repelente ajuda, mas o pequeno continua sujeito à picada de um inseto.
Esse quadro de alergia infantil fica com sintomas evidentes pouco tempo depois que acontece. Apresenta inchaço, coceira e muita vermelhidão na pele. É uma das alergias mais graves e precisa receber atendimento médico com urgência.
Lembre-se de que a alergia infantil se manifesta em qualquer fase da infância. Se o seu filho não demonstrou nenhum sinal até o presente momento, ainda está sujeito a desenvolver algum tipo de intolerância. Sendo assim, cuide bem da saúde dele, contrate um plano de saúde para se preparar para alguma emergência e informe a família a respeito do assunto.
Conhece mais alguma alergia comum em crianças? Teve que lidar com o problema quando mais jovem? Comente e participe!