Existe plano de saúde infantil?
Antes mesmo do filho nascer, os pais já começam a pensar na educação e nos cuidados com a saúde do novo membro da família. Por conta disso, uma das primeiras ações dos pais é procurar por um plano de saúde que atenda todas as necessidades do pequeno. Nesse momento, é comum surgir uma dúvida: existe plano de saúde infantil?
Sabemos que as pessoas da melhor idade podem contar com planos de saúde exclusivos e que os colaboradores de uma empresa podem ser contemplados com os planos empresariais. Mas, quando o assunto é sobre plano de saúde infantil há algumas incertezas, já que é bastante raro encontrar informações sobre a existência ou não de um plano de saúde infantil no Brasil.
Para esclarecer as dúvidas sobre a existência do plano de saúde infantil, listamos a seguir todas as informações importantes que você deve saber sobre essa modalidade. Não perca!
Plano de saúde infantil existe ou não?
Vamos começar esclarecendo a dúvida principal deste artigo que é sobre a existência ou não do plano de saúde infantil. Bom, essa modalidade não está presente nas principais operadoras do Brasil. Isso porque já existe um outro modelo que atende as necessidades das crianças: o plano de saúde familiar. Boa parte dos pais optam por inserir o filho como beneficiário do plano de saúde familiar, uma escolha bastante interessante, já que toda a família poderá contar com esse importante suporte.
Sendo assim, além de não ter variedade, um plano de saúde infantil acaba não sendo tão atrativo para as famílias, pois os adultos e idosos ficariam descobertos nesta modalidade. Ao inserir a criança como beneficiário do plano de saúde familiar, o pequeno passará a usufruir de todos os serviços disponibilizados para ele e sua família.
Conheça as vantagens do plano de saúde familiar
De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que cerca de 211.000 pessoas nascem por dia em todo o mundo. Esses bebês necessitam de cuidados contínuos com a saúde para que tenham uma infância tranquila. Sendo assim, a alternativa para o plano de saúde infantil é a modalidade familiar que apresentamos acima, que irá oferecer aos pequenos esses cuidados especiais.
Nessa fase, as idas ao médico pediatra são constantes, além disso, as crianças costumam fazer exames de rotina com uma frequência maior do que os adultos. Ao adotar a modalidade familiar, pais e filhos ficam mais seguros, pois terão à disposição uma rede credenciada de qualidade, com médicos especializados na saúde infantil, desde oftalmologistas até nutricionistas.
Mesmo não sendo um plano de saúde infantil, a modalidade familiar oferece o suporte necessário também em casos de emergências. Esse é um ponto importante, pois nesta fase é comum as crianças irem em busca de descobertas, principalmente quando começam a andar, e essa ação pode causar alguns sustos, como quedas. As famílias que possuem plano de saúde familiar não perdem o controle nessas situações que são imprevisíveis, pois os pais sabem em quais hospitais podem levar o filho para receber um atendimento médico rápido e qualificado.
Veja, a seguir, outros benefícios proporcionados pelo plano de saúde familiar
- Preços mais acessíveis;
- Acompanhamento contínuo do desenvolvimento da criança;
- Prevenção e tratamento de possíveis doenças que possam surgir na infância;
- Acesso a programas voltados para a saúde das crianças, como prevenção da obesidade infantil, importância da alimentação saudável e da prática esportiva;
- Segurança e saúde para toda a família, de bebês a idosos;
No artigo de hoje, mostramos que pode até existir um plano de saúde infantil, mas essa modalidade tão específica não traz vantagens significativas para as famílias, tornando o plano de saúde familiar a melhor opção. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra a importância das consultas médicas para as crianças e adolescentes.