Como o acompanhamento médico ajuda no desenvolvimento das crianças?
O acompanhamento médico é importante em todas as fases da vida, pois ajuda a prevenir doenças e tratar possíveis problemas de saúde. Mas, na infância, o acompanhamento médico tem um papel ainda mais importante, pois está diretamente relacionado ao desenvolvimento da criança.
Desde o nascimento, o bebê precisa seguir uma rotina de consultas e exames para verificar se está tudo bem com a sua saúde e desenvolvimento. Sendo assim, deixar de realizar o acompanhamento médico na infância pode trazer consequências ruins para as crianças.
Para garantir que o seu filho cresça saudável, é fundamental realizar o acompanhamento médico, atentando-se aos pontos que apresentaremos a seguir. Não perca!
Cuidados especiais para os bebês
Como mencionado no início, os bebês precisam de acompanhamento médico desde o nascimento. Aliás, esse é um dos períodos em que o suporte de especialistas é mais importante, pois é preciso avaliar uma série de aspectos relacionados à saúde e desenvolvimento da criança.
Na primeira semana de vida, por exemplo, o médico pediatra irá verificar se a amamentação está transcorrendo bem, se o pequeno está ganhando peso e se ele apresenta qualquer sinal de icterícia (problema comum em crianças, que leva à coloração amarelada da pele). A partir do primeiro mês, as consultas com o pediatra passam a ser mensais, momento no qual o médico irá avaliar o desenvolvimento da criança, orientar sobre as vacinas e tirar dúvidas dos pais, como sobre a introdução de novos alimentos na rotina do bebê.
Crianças também precisam de um acompanhamento médico contínuo
Engana-se quem pensa que o acompanhamento médico regular acaba quando o bebê cresce. Para cada etapa do desenvolvimento da criança é preciso um suporte diferenciado, como veremos a seguir:
De 3 a 5 anos
Na fase dos três aos cinco anos, as consultas com o pediatra podem acontecer de três em três meses ou duas vezes por ano, conforme a orientação do especialista que acompanha a criança.
Durante esse período, o pediatra analisará o desenvolvimento infantil e ajudará a prevenir ou tratar doenças comuns nessa faixa etária, como problemas respiratórios causados por alergias ou alimentação. Além disso, dependendo da necessidade da criança, é possível estender o acompanhamento médico para outras especialidades.
Por exemplo, crianças com dificuldades na fala precisam seguir um tratamento com fonoaudiólogo infantil. Já para os pequenos que apresentam dificuldades para se adaptar ao ambiente escolar ou não conseguem interagir em grupo, é importante que os pais procurem o suporte de psicólogos focados no atendimento a crianças.
De 6 a 10 anos
Esse é um período em que as mudanças físicas das crianças passam a ser mais lentas, porém o desenvolvimento intelectual é impulsionado, principalmente, pela entrada na escola e aprendizado da leitura e da escrita.
O acompanhamento médico dos seis aos 10 anos também é muito importante para que a criança se torne um jovem saudável. Os exames regulares ajudarão a verificar se está tudo bem ou se há algo que precisa de uma atenção maior. Além disso, é comum nessa fase as crianças não seguirem uma alimentação equilibrada, por isso, o suporte de um nutricionista infantil é importante para que os hábitos alimentares mudem para melhor.
No artigo de hoje, abordamos a importância do acompanhamento médico para o desenvolvimento das crianças. Para ter acesso a todas as especialidades médicas apresentadas acima, a dica é contratar um plano de saúde familiar. Clique aqui e saiba como obter o seu!