Passo a passo de como contratar um plano de saúde familiar
Poder contar com um plano de saúde familiar é indispensável para manter a segurança, a tranquilidade e o conforto. Com o apoio de uma rede conveniada e os procedimentos previstos na cobertura, essa é uma contratação que faz a diferença na rotina.
Na hora de fazer a escolha, é muito importante tomar cuidado para que o processo seja feito da forma correta. Assim, ao final, você terá a certeza de que poderá ser atendido dentro das condições previstas, sem dores de cabeça.
A seguir, veja como contratar um plano de saúde familiar com o passo a passo completo!
Reconheça as necessidades da família
Em primeiro lugar, é essencial descobrir o que é mais importante para o núcleo. Famílias com crianças pequenas, por exemplo, precisam de uma rede conveniada que inclua especialidades pediátricas. Já os idosos exigem a atenção de geriatras e outros profissionais do ramo.
Também é preciso considerar a cobertura física oferecida, verificando se ela se estende à toda cidade ou mesmo dentro do país. Por fim, não se esqueça de pensar nas necessidades quanto aos valores que serão pagos e ao número de beneficiários previstos em contrato.
Verifique a avaliação da operadora na ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar mantém uma página com todas as informações e avaliações das operadoras. Nesse espaço, é possível verificar os dados das empresas, o índice de satisfação e como é o atendimento. Além de tudo, é um jeito de conferir que o empreendimento está ativo e regulamentado.
Antes de contratar o plano de saúde familiar, portanto, é interessante explorar o endereço. Não se esqueça de ver o índice de reclamações e confira se a opção é adequada para as suas necessidades.
Entre em contato e solicite uma proposta
Se a operadora oferece todas as condições necessárias, então é possível solicitar uma proposta para a contratação. Ao entrar em contato com o estabelecimento, você deverá explicar as principais necessidades: número de beneficiários, tipo de cobertura e local onde o seguro será feito. A partir disso, a empresa apresentará quais são os valores específicos para o seu caso.
Confira e assine o contrato de plano de saúde familiar
Com a proposta em mãos, você seguirá para o último passo da contratação. Para estar coberto pelo plano, é preciso assinar o contrato, mas antes de fazer isso é recomendado revisar o documento.
Verifique todas as condições propostas, como o tempo de carência, os procedimentos que são cobertos e os reajustes. Essa etapa é essencial para evitar problemas ou dores de cabeça no futuro, além de garantir a total satisfação com a sua escolha. Se tudo estiver correto, basta assinar o contrato e dar continuidade aos trâmites, como o envio de documentação dos beneficiários.
Ao seguir essas orientações, é possível contratar um plano de saúde familiar com muita praticidade. Ao final, você e as pessoas que ama estarão protegidos e poderão cuidar cada vez melhor da saúde.
Restou alguma dúvida sobre a etapa? Conte nos comentários e participe!