(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Sua saúde

Colesterol alto na infância é comum?

colesterol alto
Você com certeza já ouviu falar nos riscos e problemas decorrentes do colesterol alto. Estamos falando do “colesterol ruim” (LDL), aquele que é um verdadeiro vilão para o organismo, caso os índices estejam acima da média considerada saudável.
O problema preocupa bastante os adultos. Mas será que também pode afetar as crianças? Como saber? Falaremos sobre o assunto neste post. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O colesterol alto também é coisa de criança?

Infelizmente, a resposta é sim. Os problemas com o colesterol alto também podem afetar os pequenos. Inclusive, o número de crianças e adolescentes com índice de colesterol alto aumentou nos últimos anos, o que é suficiente para ser visto como uma epidemia que afeta o mundo inteiro.
Os adultos entre 30 e 50 anos de idade que sofrem com o agravamento da condição (infartos, AVC, entre outros) provavelmente exibiam taxas elevadas desde a infância ou adolescência.

Quais os riscos do colesterol alto na infância?

O maior risco para os pequenos é que nessa faixa etária o colesterol alto é assintomático, ou seja, não apresenta nenhum sintoma capaz de identificá-lo. Isso fez com que o controle das taxas de colesterol (e também triglicérides) entrasse na rotina dos consultórios pediátricos.
A ideia é justamente fazer um bom acompanhamento desde a infância, para evitar que a pessoa carregue para a vida adulta as temidas doenças cardiovasculares.

O que provoca o colesterol alto nas crianças e adolescentes?

A principal resposta para essa pergunta é a má alimentação. Os maus hábitos alimentares, como a ingestão habitual de alimentos ricos em gorduras, aumentam os níveis do LDL. A escassez de exercícios físicos também é uma grande vilã. O sedentarismo infantil também tem aumentado, e a carência de movimentação corporal na infância pode aumentar as taxas do colesterol ruim.
Fora esses dois parâmetros, podemos citar a herança genética, quando o indivíduo apresenta colesterol alto independentemente dos seus hábitos, e também o uso de alguns medicamentos e doenças, como diabetes, síndrome nefrótica e obesidade.
colesterol alto

Como prevenir?

A melhor maneira de prevenir e também controlar o colesterol é manter bons hábitos alimentares. A ingestão de fibras, por exemplo, contribui para o aumento do colesterol considerado bom, o HDL. A dieta deve ser rica em ômega 3 e pobre em gorduras saturadas. Ou seja, é melhor evitar os sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e promover a ingestão de frutas, grãos e verduras.
Além disso, é indicado que toda criança pratique atividades físicas regularmente. Isso vai além da prática oferecida na escola (nas aulas de educação física). É recomendável fazer uma hora de exercício físico, pelo menos, três vezes por semana.
A depender do histórico da criança, é indicado iniciar o monitoramento por meio de exames a partir dos dez anos de idade. Mas isso pode variar e apenas o médico pode apontar o momento adequado para a dosagem de controle.
Vale dizer que as crianças e adolescentes hipertensos, diabéticos, que tenham pais com doenças cardiovasculares, que sofrem alta exposição ao cigarro (fumantes passivos ou ativos) e que estão acima do peso, estão no grupo de risco. Portanto, o controle das taxas de colesterol para essas pessoas deve começar mais cedo.
Hábitos saudáveis devem ser cultivados desde a infância. Isso evita problemas mais graves na vida adulta e traz mais qualidade de vida.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Outros conteúdos como esse podem ser acessados em nossa página do Facebook. Que tal dar uma passada por lá e curtir?
 

Read More
ucascavel janeiro 7, 2019 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed alimentação saudável alzheimer ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite hepatite A hepatite B hepatite C home office insonia MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo TEA tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Clínica Unimed Cascavel: os principais serviços em saúde estão aqui. Leia e conheça!
  • Guia prático para prevenir doenças respiratórias de outono/inverno
  • Você conhece o SOS Unimed? Saiba tudo sobre esse amparo especial para momentos de emergência
  • Em que fase você está? Unimed Cascavel tem dicas de saúde para todas as etapas da vida

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados