Criação responsável: 3 razões para se preocupar com a alimentação infantil
O número de crianças que sofrem com doenças relacionadas à obesidade cresce a cada ano. O excesso de gorduras e açúcares na alimentação infantil, aliado ao sedentarismo, é um dos principais motivos.
Cuidar da alimentação da criança desde que ela deixa o seio materno é fundamental para garantir a saúde e o bom desenvolvimento do seu filho.
Precisa de mais razões para se preocupar com essa dieta tão especial? Continue lendo o texto e descubra 3 motivos que vão fazer você querer começar agora mesmo!
1. Forneça todos os nutrientes necessários à criança
O corpo humano precisa de uma série de nutrientes para realizar suas funções de maneira adequada. Enquanto está em crescimento, essa necessidade é ainda maior. Por isso, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental para garantir a saúde e o desenvolvimento do seu filho.
E exibir uma rotina nutricional pobre não quer dizer que a criança coma pouco. Muitas vezes ocorre o oposto. Se a alimentação infantil for baseada em alimentos com baixo teor nutricional, ela pode apresentar um sobrepeso e ficar deficitária com relação a vitaminas e outros nutrientes. É o caso de excesso de biscoitos, produtos industrializados e ricos em açúcar, para citar apenas alguns.
Quando a criança come mal com regularidade, é comum que ela fique estressada, agitada demais, letárgica, com dificuldades em manter a atenção, durma mal e ainda tenha dificuldade em memorizar e adquirir conhecimento. Você pode achar que o problema é a escola ou a criança mesmo, quando na verdade é só uma questão alimentar.
2. Previna a obesidade infantil
A obesidade é fator de risco para muitos males como a hipertensão arterial e o diabetes. Além disso, se esse excesso de peso não for tratado ainda na infância, a probabilidade de o indivíduo se tornar um adulto obeso é enorme.
Além das doenças, o excesso de gordura compromete a autoestima e a qualidade de vida da criança e dos adultos. A obesidade traz sensação de cansaço, desânimo e prejudica o condicionamento do seu filho. E correr, praticar esportes e brincar livremente é fundamental para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.
Quando a alimentação infantil é rica comidas com alto teor de proteínas, fibras e vitaminas, a criança consegue desenvolver melhor suas atividades, sente-se mais disposta, bem-humorada e tem melhor capacidade de concentração.
Além disso, pode evitar problemas intestinais crônicos, gastrites e até mesmo reduzir problemas de pele na adolescência.
3. Desenvolva bons hábitos para a vida com a alimentação infantil
O paladar do adulto é construído na infância. Dessa forma, crianças que não possuem o hábito de comer açúcar, frituras e outras comidas prejudiciais à saúde dificilmente serão adultos ávidos por esses alimentos.
No mesmo sentido, se você acostuma a criança a comer frutas, verduras e legumes, com certeza não terão dificuldade em manter esses hábitos depois de mais velhas.
Ao cuidar da alimentação infantil você garante que seu filho cresça com saúde, disposição e que repita no decorrer da vida os padrões adquiridos quando pequeno. Lembre-se de que o alimento é nossa fonte de energia e de nutrientes para manter nosso corpo em perfeito funcionamento durante toda a vida. Por esse motivo, cuidar da alimentação do seu filho é um ato de amor.
O que você está esperando para começar agora mesmo? Curta nossa página no Facebook e aprenda muito mais.