Doenças respiratórias: 5 hábitos para mudar em casa e melhorar a respiração da sua família
Com a aproximação do inverno, os pais começam a se preocupar com as doenças respiratórias, que costumam se intensificar nesse período do ano, principalmente entre o público infantil.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a pneumonia está entre as cinco doenças que mais matam no Brasil. O levantamento apontou, também, que já foram registradas no país um total de 139 mil mortes relacionadas a doenças respiratórias no período de um ano.
Para evitar que as doenças respiratórias atinjam a sua família nesse inverno, é interessante conhecer na sequência deste artigo os 5 hábitos para mudar em casa e melhorar a respiração de todos. Confira!
1. Tome cuidado com os aquecedores
As temperaturas baixas do inverno aumentam o uso de aquecedores de ambientes, que ajudam a manter um clima agradável em casa. Apesar de ser algo positivo para curtir o inverno sem precisar ficar debaixo da coberta, é importante que os pais se atentem ao desempenho do aparelho.
Há aquecedores que diminuem a umidade do ambiente no qual ele está ligado e isso pode causar o ressecamento das vias aéreas e, dependendo do caso, até desencadear algumas doenças respiratórias. É interessante optar pelos aparelhos elétricos ou movidos a óleo, pois eles utilizam o oxigênio do ar, diferente das versões a gás. Manter o aquecedor sempre limpo também é fundamental para evitar problemas de saúde.
2. Mantenha as janelas abertas durante o dia
Por mais frio que esteja, um hábito que a sua família deve adotar para melhorar a respiração é manter as janelas da residência abertas ao menos algumas horas do dia. Permitir que a luz solar entre nos ambientes é importante para que a casa fique arejada, diminuindo as chances das doenças respiratórias surgirem.
3. Aspirador de pó é ideal para limpar a casa e evitar doenças respiratórias
O hábito de varrer os cômodos da residência pode ser substituído no outono e no inverno pelo aspirador de pó. O ato de varrer faz com que a poeira e os ácaros causadores de muitas doenças respiratórias se espalharem pela casa. Já o aspirador de pó ou mesmo a limpeza com panos úmidos garante a higienização sem toda essa movimentação perigosa.
4. Escolha produtos de limpeza suaves
Mais um hábito que a sua família pode mudar em casa para ficar distante das doenças respiratórias tem a ver com a escolha dos produtos de limpeza. Itens com odores mais fortes podem instigar as alergias, prejudicando a respiração de quem sofre com esse tipo de problema. Sendo assim, a dica é optar por produtos com cheiros mais suaves e que irão garantir o mesmo desempenho na limpeza.
5. Lave cobertores e edredons
Com a chegada do frio, é comum as famílias tirarem do armário os cobertores e edredons mais quentinhos. Para que os ácaros armazenados na peça não sejam transportados para a sua cama, a dica é sempre lavar os cobertores e deixá-los secar completamente antes de utilizá-los.
No artigo de hoje, reunimos 5 hábitos para mudar em sua casa e evitar o surgimento de doenças respiratórias tão comuns nas estações mais frias do ano. Para continuar por dentro de dicas sobre saúde, veja também em nosso blog o post que mostra os 5 alimentos que são vilões da dieta infantil.