Osteoporose: o que é, causas, diagnóstico e tratamento
Os ossos, juntamente com o sistema muscular e o articular, ajudam na movimentação. Assim, o sistema ósseo é de extrema relevância para a qualidade de vida de qualquer pessoa. É por isso que. quando alguma doença acaba se desenvolvendo nele, como a osteoporose, ela merece toda a atenção.
Se você quer saber mais sobre essa patologia, as principais causas, fatores de risco, tratamento e prevenção, então confira todo o conteúdo!
O que é osteoporose?
Estamos falando de uma doença que causa desgaste nos ossos, deixando-os porosos e, consequentemente, frágeis. É um problema de ordem metabólica na qual a destruição das células ósseas torna-se mais rápida do que a síntese delas.
Isso é um processo natural do corpo, à medida que vamos envelhecendo. É por isso, por exemplo, que idosos, mesmo que não tenham osteoporose, têm mais chances de fraturas ao cair do que um adulto.
Porém, quando esse processo de renovação celular é exacerbado, ocorre a osteoporose.
Quais são as causas do problema?
Há diversas causas, sempre associadas aos fatores de risco. Veja quais são:
- Fatores hereditários
- Descendência asiática
- Pessoas de pele branca, magras e baixas
- Alimentação com baixos níveis de cálcio e vitamina D
- Sedentarismo, imobilização ou repouso prolongado
- Falta de exercício físico
- Baixa exposição ao sol (menor absorção de vitamina D)
- Uso de medicamentos à base de heparina e cortisona
- Pessoas em tratamento para epilepsia
Outro fator muito importante, no caso das mulheres, é a menopausa. A baixa produção de estrogênio acaba atrapalhando na renovação de tecido ósseo, tanto que a proporção da doença para mulheres é de 1 a cada 3, enquanto que, para os homens, é de 1 a cada 5.
Quais são os principais sinais e sintomas?
O grande problema da osteoporose é que ela não dá muitos avisos e se instala de forma bastante silenciosa. Na maioria dos casos, as pessoas só recebem o diagnóstico quando sofrem alguma fratura.
Em alguns casos mais avançados, pode ocorrer a fratura espontânea. Ela ocorre quando a fratura acontece ao menor esforço. Por exemplo, ao sentar, caminhar ou subir escadas. O osso está tão poroso e fraco que quebra por qualquer movimento, por mais simples que seja.
Como funciona o tratamento da osteoporose?
O primeiro passo é, no diagnóstico, identificar a causa do problema, ou seja, por que a pessoa desenvolveu a doença. Só a partir disso é possível realizar algum tratamento.
Não há, necessariamente, uma cura para a osteoporose, mas sim um controle entre a destruição e a síntese de células ósseas. Existem diversos medicamentos que podem ajudar nesse equilíbrio metabólico.
Tem como prevenir?
A prevenção da osteoporose deve começar já na infância, fazendo com que, por meio de uma alimentação saudável e da prática de exercícios, a maior quantidade de massa óssea possível possa ser formada.
Mesmo na idade adulta é possível apostar na prevenção. O consumo de cálcio, vitamina D, exposição ao sol, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são alguns hábitos que você precisa manter, se quer evitar a doença.