(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Sua saúde

Doença pulmonar obstrutiva crônica (Sintomas e prevenção)

Você já ouviu falar numa sigla chamada DPOC? É a sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e é bastante comum de ver nos hospitais, especialmente em idosos. Como o próprio nome já diz, é uma doença que atinge significativamente os pulmões, ou seja, o sistema respiratório.

De acordo com algumas estatísticas, o Brasil está entre os países com o maior número de casos da doença. Sendo assim, apesar de ser desconhecida pela maioria, merece toda a nossa atenção.

Confira abaixo mais sobre o assunto, saiba as principais causas desse problema e como funciona o tratamento e a prevenção.

O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

A DPOC é uma obstrução de ar, ou seja, é uma dificuldade que o ar encontra ao entrar nos pulmões. Normalmente, a principal causa é a presença de um grande edema causado, por sua vez, por um processo inflamatório constante.

É comum que esse quadro se instale após o paciente apresentar bronquite ou enfisema pulmonar. Aliás, a DPOC tem esses dois problemas de saúde como sua principal característica.

A bronquite promove um estado de processo inflamatório constante, o que gera o edema e dificulta as trocas gasosas. O segundo causa a destruição dos alvéolos, estruturas essenciais para que ocorra a passagem de oxigênio para o sangue e o gás carbônico para o pulmão para que possa ser expelido. Assim, essa troca fica comprometida de uma forma geral.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Essa é uma doença comum entre os fumantes ou pessoas que estiveram em contato constante com fuligem ou fogão à lenha. São pacientes que costumam apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Fadiga constante pela falta de oxigenação do sangue;
  • Tosse;
  • Pigarro na garganta;
  • Produção de muco e catarro em excesso.

Além do fumo, há outros fatores de risco como história familiar e contato constante com produtos tóxicos.

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, essas pessoas chegam ao hospital apresentando diversos problemas de saúde, como dificuldade para respirar e até mesmo infarto ou AVC (derrame). Só durante a internação e por meio de exames é que recebem o diagnóstico de DPOC.

Há um exame mais específico para identificar a doença: a espirometria. É uma maneira de medir a “força” do sopro do paciente. Se o fluxo de ar indicado no exame está fraco, significa que há uma grande chance de ele ter DPOC.

O raio-X do tórax e a quantidade de oxigênio no sangue são outros exames que ajudam a confirmar o diagnóstico.

Como prevenir a DPOC?

Grande parte das doenças pode ser prevenida e com a DPOC não é diferente. Como uma das causas é o consumo do cigarro, uma forma de prevenção é abandonar o vício. Para isso, você pode buscar a ajuda de um psiquiatra ou um pneumologista para iniciar o tratamento.

Até mesmo a alimentação pode ajudar na prevenção. O que se sabe é que o consumo de carnes processadas, em uma quantidade maior que a necessária, pode prejudicar o funcionamento dos pulmões. Mas uma dieta rica em frutas e legumes ajuda a fortalecê-lo. Praticar exercícios também é de grande importância.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a mais pessoas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pode ser prevenida!

Projeto Antitabagismo

O setor de Medicina Preventiva da A Unimed Cascavel tem um projeto que ajuda beneficiários  fumantes a cessarem o vício. Os encontros semanais (segundas-feiras, das 18h30 às 20h) abordam temas como gatilhos para o fumo, a escolha do “dia D”, métodos de parada, técnicas de respiração para controlar a ansiedade, orientação nutricional, manejos para trabalhar possíveis recaídas e sintomas de abstinência.

Quero participar

O projeto é aberto para qualquer beneficiário da Unimed Cascavel. Para se inscrever na próxima turma, ligue para (45) 3099-4161.

Read More
ucascavel novembro 27, 2020 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite Hipertensão home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia pressão alta prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina

  • Sem ressaca e sem estufar: Dicas saudáveis para aproveitar as festas de fim de ano sem exageros
  • Dezembro Laranja: um tom de alerta para a saúde da sua pele
  •  Mais vida no dia a dia: o guia possível para um corpo ativo e uma mente em equilíbrio
  • Tuberculose: como combater e vencer essa velha vilã da saúde?

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados