O papel do farmacêutico na conscientização dos riscos da polifarmácia
A presença frequente de pacientes nas farmácias fazendo uso de vários medicamentos (muitos com a mesma finalidade) e o acúmulo de prescrições recebidas em diferentes atendimentos médicos são fatores que retratam a importância da atuação dos farmacêuticos no controle da polifarmácia.
Amparados pela Resolução 585/13 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os profissionais farmacêuticos têm autoridade para intervir na seleção, adição, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia de um paciente. Além disso, eles podem (e devem) emitir parecer farmacêutico a outros profissionais da área da saúde, até mesmo com sugestões de desprescrição.
Polifarmácia
Especialistas da área vêm trabalhando juntos para tornar as prescrições mais enxutas em relação ao número de medicamentos prescritos, visto que a polifarmácia pode causar eventos adversos e interações medicamentosas perigosas. Pesquisas indicam evidências do alto risco, especialmente entre idosos. Com avaliação adequada e monitorização criteriosa, a taxa de desprescrição segura de anti-hipertensivos, psicotrópicos e benzodiazepínicos tem variado de 20% até 100%, sem quaisquer complicações. Outra evidência das pesquisas é a redução do risco de quedas e a melhora cognitiva e funcional após a suspensão de medicamentos de ação no sistema nervoso central. Em populações de pacientes com demências, a retirada de antipsicóticos de uso contínuo foi reportada como segura em até 80% dos idosos avaliados. Ainda, em um estudo observacional, a interrupção de agentes anti-hipertensivos mostrou associação com menos eventos cardiovasculares e óbito em um período de cinco anos de seguimento.
Segurança
A formação farmacêutica é uma segurança para você. Jamais se automedique e conte sempre com profissionais capacitados da área da saúde. A cada consulta com um novo médico, informe todos os medicamentos que esteja fazendo uso. Sai as orientações e, em caso de dúvidas, converse com um farmacêutico da sua confiança.
Cuidar de você. Esse é o plano.