(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Sua saúde

Alergia crônica: o que é, como evitar e qual o tratamento?

As alergias são hipersensibilidades (respostas exageradas) do sistema imunológico. Essas manifestações de defesa do organismo variam bastante; podem ser sinais sutis ou até crises alérgicas mais sérias e casos de anafilaxia (reação mais grave). Qualquer alergia é desencadeada a partir do contato da pessoa com um alérgeno (substância responsável pela hipersensibilidade) e pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), as alergias afetam cerca de 30% da população brasileira. Dessa parcela, 20% é composta por crianças. Quando a condição se trata de uma alergia crônica, conviver com os sintomas manifestados de modo prolongado pode ser algo ainda mais desafiador.

No artigo desta semana, vamos entender o que é, como evitar e qual é o tratamento para a alergia crônica. Boa leitura!

O que é?

A Asbai classifica a alergia crônica como de ação prolongada (que dura bastante tempo) e/ou que tende a aparecer e ressurgir diversas vezes no organismo. Quando isso ocorre, o quadro pode se tornar mais severo, assim como o impacto na qualidade de vida do paciente. Esse tipo de condição é bastante comum, especialmente quanto a alergias respiratórias (a exemplo de asma ou rinite alérgica) e de pele (como urticária e dermatite atópica).

A doença alérgica tem origem a partir de fatores genéticos associados à exposição do indivíduo a fatores ambientais.

Prevenção e tratamento

Os casos crônicos devem ser levados bastante a sério e demandam tratamento específico. O ideal é buscar auxílio de um médico alergologista para iniciar um tratamento voltado para a melhora dos sintomas em prazo contínuo – não com ação paliativa, apenas. Como a maioria das alergias crônicas está atrelada a uma exposição específica, a associação brasileira orienta investir em rotinas associadas de prevenção (controle ambiental) para evitar o contato do paciente com os gatilhos das crises.

Trata-se de um consenso para a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) que prevenção e tratamento andam juntos quando se fala em alergia crônica. O investimento em medicamentos anti-histamínicos contínuos ou quando necessários (sempre sob prescrição médica) é o primeiro passo para buscar uma melhora na qualidade de vida. É importante investir em rotinas que eliminem, quando possível, o contato com substâncias e elementos que possam desencadear problemas alérgicos (ácaros, poeira, fungos, pelo de animais, etc.). Boa alimentação, consumo adequado de água, prática regular de atividades físicas, bom sono e boa higiene e hidratação da pele também fazem a diferença para um organismo mais forte.

Casos graves de asma, por exemplo, já podem contar com tratamentos a partir de medicamentos biológicos, que poderão estar disponíveis no futuro para mais tipos de alergias crônicas, especialmente para as condições moderadas a graves, mas sempre com a supervisão do seu médico.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed. 

Read More
ucascavel dezembro 8, 2023 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável alzheimer amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Setembro amarelo: a coragem de falar tem poder de salvar vidas
  • Alerta de inverno: como proteger as crianças da bronquiolite
  • Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?
  • Diabetes Tipo 2: Uma epidemia em expansão e as novas formas de tratamento

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados