(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Sua saúde

Insolação: quando o sol do verão pode colocar sua saúde em risco

O Ministério da Saúde classifica a insolação como uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40°C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

Nesta época do ano, proteger-se da insolação deve ser uma preocupação de adultos e crianças. E é por isso que na reportagem desta semana a Unimed Cascavel faz um alerta sobre isso. Boa leitura!

Alerta

O quadro de insolação merece atenção especial, até por conta das ondas de calor que o país vem enfrentando. Com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo.

Atente-se para o mito de que a insolação está ligada à queimadura de pele causada pelo sol, pois não é necessariamente isso. Uma pessoa pode ter insolação mesmo à sombra, desde que a temperatura esteja muito elevada.

Fatores de risco

• Não beber líquidos adequadamente.
• Ingerir muito álcool ou cafeína.
• Pessoas com gastroenterites.
• Pessoas que fazem uso de medicamentos para pressão alta, diuréticos, antidepressivos ou antipsicóticos.

A OMS reforça que crianças, idosos, doentes crônicos e pessoas com imunidade baixa devem ter cuidado especial.

Sintomas

Os primeiros sinais são dores de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura corporal elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Dependendo do tempo de exposição ao sol e ao calor, os sintomas podem ser mais graves incluindo respiração rápida e difícil, palidez, possíveis desmaios, convulsão, extremidades do corpo arroxeadas e fraqueza muscular.

Consequências

Ainda conforme o Ministério da Saúde, em casos mais graves ou quando não tratada adequada e imediatamente, a insolação pode provocar complicações em órgãos vitais, com risco de coma e até de morte. Uma das principais características é a desidratação, que deve ser revertida o mais rápido possível.

O que fazer?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o quadro de insolação costuma durar de dois a quatro dias, mas só desaparece com o tratamento adequado, que não pode ser negligenciado. Para evitar o óbito ou outras complicações como danos cerebrais, cardíacos, renais e musculares, o atendimento médico deve ser imediato, assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas.

Ao presenciar um caso de insolação, algumas medidas podem ser tomadas até a chegada de um médico:

• Remova a pessoa para um local fresco, ventilado e à sombra.
• Remover o máximo de peças de roupa.
• Se a pessoa estiver consciente, deverá ser mantida em repouso e recostada, com a cabeça elevada.
• Pode-se oferecer bastante água fria/gelada ou qualquer líquido não alcoólico.
• Se possível, borrife água fria por todo o corpo da pessoa, delicadamente.
• Podem ser aplicadas compressas de água fria na testa, no pescoço, nas axilas e nas virilhas.

• Tão logo seja possível, a pessoa deverá ser imersa em banho frio ou envolta em panos ou roupas encharcadas.
• Em casos graves, procure atendimento médico de emergência. O melhor cenário é levar a pessoa imediatamente ao hospital ou solicitar apoio de urgência e emergência.

Prevenção

Evitar permanecer sob o sol entre as 10h e as 16h. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar, também, câncer de pele. Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo. Use protetor solar com FPS 30 ou mais e evite queimaduras na pele. Beba muitos líquidos para evitar a desidratação (prefira água, água de coco e sucos naturais de frutas). Ao se exercitar no verão, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois. Cuidado com os momentos mais quentes do dia (das 11h às 15h), bebendo bastante água e tentando permanecer à sombra. Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior. Consuma alimentos leves, como frutas e verduras.

Diagnóstico

Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicamentos. Isso inclui a insolação.

Tratamento

Além das medidas para resfriar o corpo, em alguns casos pode ser necessária a hidratação venosa.

Câncer de pele

Ao adotar as medidas de cuidado contra a insolação, você também se protege contra o câncer mais frequente entre a população brasileira, especialmente no sul do país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima uma média de 177 mil novos casos de câncer de pele a cada ano. Por isso, reforçamos o alerta: evitar o sol das 10h às 16h e use protetor solar com FPS 30 ou mais.

Protegeu-se? Boas férias!

Read More
ucascavel dezembro 18, 2023 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite Hipertensão home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia pressão alta prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel verão

  • Plano de saúde nas férias: como a Unimed Cascavel garante viagens de fim de ano muito mais seguras
  • Cuidados no verão: Como proteger a saúde das doenças frequentes na estação?
  • Sem ressaca e sem estufar: Dicas saudáveis para aproveitar as festas de fim de ano sem exageros
  • Dezembro Laranja: um tom de alerta para a saúde da sua pele

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados