3 formas de cuidar da saúde infantil

saúde infantil

saúde infantil
Uma das principais preocupações dos pais de crianças pequenas é sobre como cuidar da saúde infantil dos filhos. Os cuidados nesta fase da vida são diferenciados e especiais. Os filhos irão passar por muitas transformações físicas e emocionais na infância, o que exige um acompanhamento bem próximo dos pais.
Para ajudar as famílias neste importante processo, listamos na sequência deste artigo 3 formas de cuidar da saúde infantil, garantindo que seu filho tenha um crescimento tranquilo e saudável. Confira!

1. Alimentação equilibrada

É durante a infância que o pequeno começa a explorar o seu paladar, por isso, quanto mais variada e equilibrada for a alimentação, melhor será a saúde infantil da criança. Por mais que seja difícil inserir frutas e legumes no cardápio dos filhos, os pais precisam se esforçar para que esses alimentos sejam apresentados o quanto antes para os pequenos.
Uma alimentação equilibrada ajuda a melhorar a saúde infantil e também evita o surgimento de doenças relacionadas diretamente à má alimentação, como colesterol alto e diabetes tipo dois. É interessante criar um cardápio bem variado para todas as refeições, inclusive para o lanche da escola. Aos poucos, as crianças vão se familiarizando com esses alimentos e passarão a gostar de saboreá-los.

2. Cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde infantil

Os pequenos querem explorar o mundo ao seu redor e isso é absolutamente saudável. Mas uma dica importante para os pais que se preocupam em cuidar da saúde infantil é em relação à higiene. A criança precisa criar o hábito de sempre lavar as mãos antes das refeições e após utilizar o banheiro.
Unimed Familiar
Os pais também devem alertar os filhos sobre os perigos de colocarem brinquedos e demais objetos na boca, pois eles possuem bactérias que podem causar problemas de saúde. Escovar corretamente os dentes três vezes ao dia também é uma tarefa que precisa se tornar um hábito na vida dos pequenos.

3. Consultas regulares com o pediatra

Uma das formas mais efetivas de cuidar da saúde infantil é por meio do acompanhamento regular do médico pediatra. Durante as consultas, o profissional irá avaliar o desenvolvimento do seu filho por meio da pesagem e da medição. Além disso, o pediatra fará um acompanhamento diferenciado para cada fase da saúde infantil.
Por exemplo, com os bebês, o médico verifica se a amamentação está transcorrendo bem, se o ganho de peso está dentro do normal, orienta os pais sobre a vacinação e também sobre a introdução de novos alimentos na rotina do pequeno.
Já com as crianças maiores, o pediatra continua sendo fundamental para a saúde infantil, pois ele analisará o seu filho de uma forma bastante ampla, desde o crescimento até o desenvolvimento da fala. Além disso, durante as consultas, o profissional também abordará a prevenção e tratamento de doenças comuns nessa faixa etária e, se necessário, encaminhará o pequeno para outras especialidades médicas.
No artigo de hoje, apresentamos 3 formas eficazes de cuidar da saúde infantil do seu filho. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde da família, te convidamos para conferir também em nosso blog o post que mostra o passo a passo para contratar um bom plano de saúde familiar.