Criança e adolescente: 5 dicas para manter a saúde em dia

criança e adolescente

criança e adolescente
É preciso adotar algumas medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos (e daqueles que já não são tão pequenos assim). Algumas questões são importantíssimas e foram divulgadas em debate pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como os pontos que são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança e adolescente.
Direito à amamentação, à boa alimentação, aos bons hábitos, atividades físicas, entre outros, foram algumas dessas questões abordadas. Pensando nesse tema, reunimos algumas dicas para manter a saúde da criança e adolescente em dia. Continue a leitura deste post para saber mais!

1. Invista em uma alimentação saudável

A alimentação saudável é a chave para manter a saúde de qualquer pessoa em dia. Isso não seria diferente com as crianças e adolescentes, especialmente considerando que esse grupo está em constante desenvolvimento.
Invista em uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e proteínas. O hábito garantirá a imunidade do organismo e a prevenção das doenças. É fundamental acompanhar o consumo adequado de açúcar e sal, reduzir a quantidade de gorduras e frituras e inserir os grãos nas refeições.

2. Mantenha o calendário de vacinação da criança e adolescente em dia

As vacinas não existem à toa, devem ser tomadas impecavelmente. Suas doses e atualizações devem ser muito bem acompanhadas pelos pais. É por meio das vacinas que o nosso organismo estará de fato blindado contra bactérias e vírus que sejam bastante ameaçadores à saúde.
A carteira de vacinação da criança e adolescente pode ser atualizada em várias fases da vida e é mais do que recomendado tomar aquelas vacinas que, por acaso, estejam atrasadas. Algumas vacinas continuam sendo indicadas até a criança chegar na idade adulta. E por isso é essencial fazer esse acompanhamento, sempre respeitando a prioridade das faixas etárias.
criança e adolescente

3. Tenha uma boa noite de sono

Dormir é muito importante para a manutenção do sistema imunológico. Além disso, é através de uma boa noite de sono que as crianças e adolescentes podem recarregar as “baterias” e se recuperar de possíveis desgastes e aborrecimentos. As crianças e adolescentes têm muita energia e costumam aproveitá-la bastante ao longo do dia.
Ter um horário fixo para dormir e outro para acordar pode ajudar nesse descanso. Se a criança ou o adolescente apresentar problemas para dormir, é necessário investigar as razões.

4. Incentive o movimento e as atividades físicas

A sociedade atual está bem diferente de antigamente: ocorre que as crianças e os adolescentes não se movimentam mais como em outros tempos. As brincadeiras também mudaram e, para alguns, é difícil ter atividades que estimulem o movimento, uma vez que estamos todos muito reféns da tecnologia.
Por isso, incentive as crianças e os adolescentes a se exercitarem. Proponha brincadeiras que estimulem a corrida, a alternância de planos (baixo, médio e alto) e até mesmo o alongamento. Praticar mais atividades físicas pode ser uma boa opção: aulas de arte, como dança e/ou teatro; esportes, como a natação; jogos de quadra e campo. Tudo isso oferece maravilhosos benefícios (e aprendizados) para eles, em todas as idades.

5. Faça exames regularmente

Os exames ajudam na prevenção de doenças. E, mesmo sabendo que a realização deles e seus efeitos podem ser um pouco desgastantes para os pequenos, é importante estar atento à sua regularidade. Quanto mais cedo for feito um diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura, além da minimização dos sintomas também ser mais rápida.
Essas cinco dicas são fundamentais para que a criança e adolescente mantenham a saúde em dia e possam crescer e se desenvolver livres de problemas!
O que achou dessas dicas? Curta a página nossa página no Facebook.