A prática de atividades físicas na infância é muito importante para o desenvolvimento da criança. No entanto, nos dias de hoje, muitos jovens trocam os exercícios pelo videogame, internet e smartphone.
A consequência desse comportamento é o sedentarismo e aumento de doenças na infância. De acordo com estudo realizado pela Federação Mundial de Obesidade, 268 milhões de crianças em idade escolar estarão acima do peso em 2025. Desse número, 91 milhões serão obesas.
Diante desses dados alarmantes, as atividades físicas na infância se tornaram ainda mais importantes. Se você tem filho pequeno e não sabe como incentivá-lo a fazer exercícios, confira as 3 dicas que listamos a seguir.
1. Faça mais passeios ao ar livre
Quando as crianças estão envolvidas em um ambiente agradável, elas se interessam mais pelas novidades. Por isso, uma forma de incentivar a prática de atividades físicas na infância é promovendo mais passeios ao ar livre com a criança.
Nesses momentos, os pais podem convidar o filho a andar de bicicleta, patins ou mesmo fazer uma caminhada em família. Em um parque, por exemplo, o pequeno pode jogar futebol, vôlei ou pular corda. Essa é uma forma interessante de unir diversão e exercícios físicos.
2. Atividades físicas na infância: permita que seu filho escolha praticar o seu esporte favorito
Os esportes são grandes aliados para promover a prática de atividades físicas na infância. Mas, como mencionado no início, os jovens acabam, muitas vezes, optando pelos recursos tecnológicos, deixando os esportes de lado.
Para incentivá-los, é interessante que os pais permitam que a criança escolha uma modalidade que lhe agrada. Colocar o filho no futebol e a filha no balé sem levar em conta a preferência da criança não é a melhor forma de incentivar as atividades físicas na infância.
A dica é conversar com o filho e apresentar esportes não tão tradicionais entre as crianças, como natação, tênis e judô. Assim, o pequeno conseguirá identificar a atividade que mais tem a ver com o seu perfil e isso o manterá motivado para dar sequência.
3. Seja um exemplo para a criança
Quando os pais levam uma vida sedentária, é comum os filhos se espelharem nesse comportamento e evitarem a qualquer custo as atividades físicas na infância. Por isso, é muito importante que os pais sejam um exemplo positivo para a criança. Por mais que o dia a dia seja agitado, é essencial destinar um momento para cuidar da saúde.
Pequenas ações podem fazer bastante diferença na formação do jovem, então, passeios com os pets, caminhadas no fim do dia e até mesmo a rotina de ir para a academia mostram para o filho desde cedo que os exercícios são fundamentais para manter a saúde e a qualidade de vida.
Apresentamos no artigo de hoje 3 formas eficientes de incentivar a prática de atividades físicas na infância, garantindo que o seu filho cresça saudável. Se você quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a saúde da família, indicamos que você baixe o nosso infográfico gratuito que mostra o passo a passo para ter uma rotina mais saudável em sua casa. Clique aqui e faça o download!