3 maneiras de acabar com absenteísmo da sua empresa

acabar com absenteísmo

acabar com absenteísmo
Para cumprir as metas e desenvolver um trabalho eficiente, as empresas, de todos os portes e segmentos, precisam ter uma equipe de trabalho qualificada e presente. No entanto, um dos desafios atuais das companhias é o de, justamente, ter todo o time completo para a realização do trabalho. A falta de um colaborador pode comprometer a efetividade de todo o departamento, pois cada profissional desempenha um papel importante na busca da empresa pelo sucesso.
Acabar com absenteísmo é um objetivo das corporações nos dias de hoje. Por isso, para ajudá-las nessa missão, listamos na sequência 3 maneiras de reduzir significativamente as faltas e atrasos dos funcionários. Confira!

1. Projete um ambiente de trabalho agradável

Para quem quer acabar com absenteísmo em sua empresa é preciso, primeiro, verificar alguns pontos internos que podem estar contribuindo para o aumento da ausência dos colaboradores. Um dos principais é o ambiente de trabalho. Os funcionários passam boa parte do dia dentro da empresa, por isso, é importante que o local seja acolhedor, com pessoas felizes e motivadas.
Um ambiente de trabalho repleto de estresse e cobranças exageradas é um dos principais impulsionadores do absenteísmo. Desse modo, pense em maneiras de tornar a sua empresa um local agradável para o seu time. Oferecer boas ferramentas de trabalho, atentar-se à ergonomia dos colaboradores e valorizar os aspectos emocionais de cada um deles são medidas que ajudarão a projetar um ambiente agradável e produtivo para todos.
acabar com absenteísmo

2. Desenvolva um plano de carreira para acabar com absenteísmo em sua empresa

Outra maneira efetiva de acabar com absenteísmo nas empresas é desenvolvendo um plano de carreira para os colaboradores. É muito desestimulante para os profissionais não terem nenhuma perspectiva de crescimento na empresa, mesmo que eles se esforcem diariamente para darem o melhor de si. Empresas com essa realidade sofrem muito mais com as faltas constantes, atrasos e até pedidos de demissão de pessoas talentosas.
Mas, esses problemas poderiam ser evitados se a empresa se dedicasse para desenvolver um plano de carreira para os seus funcionários. Essa ação ajuda a manter o time motivado, pois todos sabem que com dedicação e competência é possível conquistar novos espaços na empresa.

3. Ofereça benefícios atraentes

As empresas que querem acabar com absenteísmo também devem ficar atentas aos benefícios que estão oferecendo aos seus funcionários, pois eles influenciam bastante na satisfação ou não dos profissionais.
Dentre os benefícios, o mais relevante, depois do salário, é o plano de saúde. Por conta do alto custo de bons planos individuais ou familiares e da importância de ter um atendimento médico de qualidade, os colaboradores veem o plano de saúde empresarial como uma forma da empresa demonstrar a sua preocupação com o bem-estar deles.
Por isso, contratar um bom plano empresarial é uma maneira significativa de acabar com absenteísmo. Isso porque esse benefício consegue reduzir as ausências por problemas de saúde ou acidentes de trabalho. Além disso, em casos de tratamentos mais longos, os colaboradores têm a sua disposição médicos, hospitais, clínicas e laboratórios de qualidade para que a sua recuperação seja rápida e efetiva.
Você conferiu no artigo de hoje do nosso blog 3 maneiras simples de acabar com absenteísmo em sua empresa. Se você quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, aproveite e veja também em nosso blog o post que aponta o momento certo para contratar um plano de saúde empresarial.