3 razões para não deixar de fazer a vacinação do seu filho

image1
Durante a infância, o sistema imunológico da criança está em formação. Por isso, é nessa época que ela está mais suscetível a uma grande variedade de doenças. A boa notícia é que a simples vacinação é uma medida capaz de evitar uma grande parte delas.
Vacinar o seu filho é um cuidado importante para evitar enfermidades graves, como a poliomielite e outros males que podem até mesmo levar à morte. Ainda não está convencido? Continue lendo e veja 3 razões para não deixar de vacinar seu bebê.

1. Evite o retorno de doenças graves

Durante muitos anos, doenças como a poliomielite, coqueluche e a rubéola matavam milhares de pessoas todos os anos. Graças às vacinas, esse número foi drasticamente reduzido. E alguns desses males foram considerados erradicados no Brasil. É o caso da poliomielite, por exemplo.
No entanto, não é porque não se ouve mais falar dessas doenças que elas tenham deixado de existir. Com o mundo globalizado, quando muita gente tem acesso a quase tudo, é fácil ter contato com pessoas de outros países, onde essas doenças ainda podem ser bastante frequentes.
Assim, se as crianças deixam de ser vacinadas contra aquelas doenças, elas podem voltar a se espalhar rapidamente. E, nesse caso, até que sejam novamente controladas, muitas pessoas terão sofrido sem necessidade, visto que nosso país compreende vacinas importantes e eficazes.

2. Fortaleça o sistema imunológico do seu filho com a vacinação

Durante a infância, a criança se expõe a uma série de agentes que contribuem para a formação de seu sistema imunológico. A vacinação é uma parte importante desse processo. As vacinas são produzidas a partir dos vírus e microrganismos responsáveis por causar as doenças que previnem.
vacinação
Entretanto, nas vacinas esses agentes encontram-se mortos ou inativos. Assim, o corpo não adoece, mas cria anticorpos para combater esses microrganismos em caso de necessidade. Quanto mais anticorpos o organismo produz, mais forte se torna o sistema imunológico. Dessa forma, além de evitar as doenças específicas, o bebê cresce mais saudável e adoece menos.

3. Proteja seu filho em qualquer ambiente

Algumas pessoas imaginam que o fato do bebê viver em um ambiente limpo e bem cuidado, receber uma boa alimentação e ter acesso aos melhores médicos afasta a necessidade da vacinação.
No entanto, isso não é verdade. Em primeiro lugar, por mais que uma boa alimentação garanta que a criança fique bem nutrida e mais resistente, não protege seu filho contra males específicos. Sem falar que, muitas vezes, mesmo os melhores médicos não conseguem socorrer o bebê a tempo.
Além disso, muitas doenças são transmitidas através da respiração ou das gotículas que são espalhadas no ambiente durante um espirro, por exemplo. Dessa forma, é impossível proteger a criança por toda a infância. Sem mencionar que algumas dessas doenças podem ser contraídas durante a vida adulta. O sarampo, por exemplo, costuma ser altamente agressivo em adultos, podendo levar até mesmo à morte.
Assim, quando você realiza a vacinação completa do seu filho, está protegendo a criança contra doenças graves e contribuindo para que ela cresça de maneira saudável.
Geralmente quando o bebê nasce, o médico orienta sobre o cronograma de vacinas. Se você tiver um bom plano de saúde pode até mesmo vacinar a criança no próprio consultório médico. Portanto, não há desculpas para se descuidar da correta vacinação de seu filho.
Quer saber mais sobre cuidados com a saúde? Curta nossa página no Facebook e receba muitas dicas para cuidar melhor de toda a família.