Depressão: 5 maneiras de evitar a doença

depressão

depressão
A depressão costuma ser popularmente chamada de “o mal do século”. Isso porque acomete o paciente a longos períodos de tristeza profunda, em que nenhuma atividade se torna interessante e atrativa.
Com isso, o indivíduo passa a ter dificuldades para lidar com sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Seu desempenho em qualquer responsabilidade é afetado, bem como seu entusiasmo e autoestima.
E como evitar essa doença? Neste artigo você encontra algumas orientações simples, mas de grande ajuda para garantir seu bem-estar.

1. Alimente-se bem

Para afastar a depressão, é preciso investir em seu bem-estar. Sendo assim, a primeira providência a ser adotada é manter uma alimentação saudável.
Invista em uma dieta rica em nutrientes, com baixo teor de gordura e alimentos variados. Peixes, vegetais, frutas e ácido fólico, por exemplo, são responsáveis por melhorar seu humor. Outra recomendação é evitar o consumo de álcool, cigarros e cafeína em excesso.

2. Pratique exercícios físicos

Sem dúvidas, a prática de atividades físicas contribui bastante para evitar a depressão. Isso porque o exercício de mente e corpo acalmam o sistema nervoso central e liberam endorfina, substância que também eleva o humor.
depressão
Você pode investir em qualquer tipo de atividade que lhe agrade, caso não goste de academia. Inclusive, as que são ao ar livre proporcionam um efeito ainda melhor, como pedalar, caminhar, praticar ioga ou algum tipo de esporte.

3. Durma bem

Para elevar sua saúde mental, é essencial dormir bem. Uma boa noite de sono traz mais qualidade de vida, disposição e saúde. O ideal é que adultos durmam pelo menos de 6 a 9 horas por noite.
Caso você lide com algum distúrbio do sono ou insônia, é importante que procure um especialista para iniciar tratamento. Esses problemas podem desencadear a doença e sobrecarregar o paciente, se ele já estiver com o problema engatilhado.

4. Faça amizades e tenha contato com a família ajuda a afastar a depressão

Estar cercado por pessoas amadas é importante para afastar a depressão. Ter com quem conversar diante de períodos complicados ajuda na superação de problemas e traz mais motivação para continuar em busca de seus objetivos.
Amigos e família deixam a solidão longe, oferecem conselhos e companhia. Esse acolhimento é o que nos conscientiza a respeito de nosso valor para o próximo e ajuda a equilibrar a carga emocional do dia a dia.

5. Cuide da saúde

Consulte-se regularmente com seu médico de confiança e faça exames eventuais para checar se a sua saúde está em dia. Qualquer possível problema pode ser tratado no início e isso é importante para que seu corpo permaneça disposto e saudável.
Ter cuidado consigo mesmo também aguça a percepção de que somos importantes e que merecemos nos sentir bem. Por isso, não adie o momento de conversar com um profissional e verificar se tudo está em ordem.
A depressão é uma doença difícil e complexa de ser tratada. Por isso, invista na prática de todas essas dicas para levar uma vida feliz e agradável ao lado de quem você mais gosta. E, ao menor sinal de sintomas, procure ajuda. Compartilhe este post em suas redes sociais para conscientizar mais pessoas sobre o assunto!