4 consequências do sedentarismo infantil

sedentarismo infantil

sedentarismo infantil
O que normalmente se espera na fase de crescimento das crianças, é muita agitação, brincadeiras e as mais variadas atividades físicas. Porém, o cenário é outro. Hoje, muitas delas estão sujeitas ao sedentarismo infantil.
Ter guloseimas o tempo todo e estar constantemente à frente do computador, sem nenhuma interação real, causa consequências graves que podem refletir por muitos anos seguintes. Saiba quais são elas e comece a prevenção em casa agora mesmo.

1. Falta de força muscular

O sistema músculo esquelético é constituído por ossos, músculos, tendões e articulações. Essa composição está totalmente apta a lidar com impactos fortes e movimentos bruscos, ações presentes na prática de esportes.
Quando a criança se exercita, ela trabalha toda a sua força muscular e desenvolve seu corpo, criando mais resistência e disposição. Mas se ela está sujeita ao sedentarismo infantil, nada disso acontece.
Doenças como osteoporose, fibromialgia e problemas de articulação podem se manifestar facilmente e dores ao menor esforço físico serão comuns. Isso pode refletir no futuro, pois um fraco desempenho físico tira até mesmo oportunidades de trabalho.

2. Obesidade e aumento de peso

A obesidade é uma das maiores consequências do sedentarismo infantil. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não parte somente de uma alimentação desregrada, mas da falta de atividades físicas.
As crianças dessa geração possuem acesso direto a dispositivos tecnológicos, e acabam permanecendo mais tempo em casa, no sofá ou na cama, do que se dedicando a outras práticas saudáveis. Por mais que a tecnologia estimule a criatividade e traga inúmeros benefícios, é preciso reservar um momento para corrigir essa rotina.
sedentarismo infantil
É importante incentivar uma rotina alimentar balanceada e a prática de exercícios diariamente. Assim, o peso nunca será um problema e as doenças infantis, e outras mais graves como as cardíacas, serão prevenidas.

3. Problemas relacionados ao sono

O sedentarismo infantil influencia diretamente na produção de hormônios. Se eles entrarem em um estado de desequilíbrio, isso influenciará diretamente na qualidade do sono da criança.
Se ela não dorme bem, fica mais cansada. E, se fica mais cansada, não se sente disposta para praticar exercícios, ou mesmo se dedicar a atividades diárias, como os estudos e as brincadeiras.
Ela pode até mesmo pular algumas refeições, como o café da manhã, por acordar tarde ou em cima da hora devido a uma noite ruim. Além disso, problemas relacionados ao sono, como roncos e apneia podem aparecer facilmente.

4. Diabetes relacionada à obesidade e sedentarismo infantil

Uma vida sedentária leva diretamente à obesidade, que traz consigo outra terrível consequência: o diabetes. Hoje, ela é uma das doenças mais frequentes na infância, que muitas vezes só é descoberta em cima da hora.
Quando se desenvolve em crianças, o diabetes causa resistência à insulina. Ou seja, o organismo é impedido de transformar açúcar em energia. Para tratar a doença, além de acompanhamento médico e consultas de rotina, é preciso ter hábitos saudáveis e controlados.
Você sabia de todas essas consequências do sedentarismo infantil? Promove alguma atividade com as crianças da sua família para evitar a situação? Deixe um comentário neste post e contribua contando sua opinião.