5 doenças mais comuns na adolescência

doenças mais comuns na adolescência

doenças mais comuns na adolescência
A adolescência é uma fase em que muitas novas experiências acontecem. As mudanças são tantas, que os adolescentes sentem dificuldades em administrar todas as novidades que surgem ao longo do tempo.
Nessa época, entram em cena alguns momentos importantes, como a primeira menstruação e o início das descobertas sexuais. Além disso, é preciso enfrentar a pressão nos estudos e a convivência familiar. Esses fatores acabam interferindo nos cuidados da saúde.
Muitos jovens acreditam que não precisam de tantos cuidados, mas estão sujeitos às doenças mais comuns na adolescência, que precisam de prevenção. Conheça algumas delas e ajude na conscientização!

1. Papilomavírus Humano

Considerada como DST, uma das doenças mais comuns na adolescência é causada pelo vírus HPV. O Papilomavírus Humano se manifesta nas mucosas e na pele, causando até mesmo lesões precursoras do câncer.
O tratamento é realizado através de medicamentos, que controlam os sintomas e eliminam as lesões. Porém, o melhor procedimento é mesmo a prevenção: o uso de preservativos é a melhor alternativa para evitar a doença.
Por isso, se você conhece ou tem na família algum adolescente, forneça a orientação correta para que eles iniciem a vida sexual de maneira segura. A vacina contra o HPV também já está disponível para ajudar nessa questão.

2. Hepatites A e B

A hepatite A não é transmitida apenas através de água e alimentos contaminados. Algumas experiências muito vivenciadas pelos adolescentes nessa época da vida também ajudam na disseminação da doença.
Beijos de língua e compartilhamento de utensílios, como copos e talheres, estão entre suas formas de repasse. Quando não é tratada adequadamente, pode levar até mesmo ao transplante de fígado.
A hepatite B, por sua vez, pode ser transmitida pelo beijo, ato sexual e contato com sangue. A imunização contra ambas as doenças é feita através de vacinas. Se isso não ocorreu durante a infância, o adolescente deve ser encaminhado para a vacinação quanto antes.
 
doenças mais comuns na adolescência

3. Coqueluche

Antigamente, a coqueluche era uma doença infantil. Porém, agora se encontra entre as doenças mais comuns entre os adolescentes, pois sua imunidade por vacina dura apenas uma década.
Essa é uma doença respiratória com alto índice de contágio, cujo principal sintoma é a tosse seca. Se um adolescente infectado tosse ou fala, a bactéria logo começa a agir. Quando descoberta precocemente, o tratamento garante ótimas chances de cura.

4. Depressão

Adolescentes passam por um turbilhão de emoções durante esse período da vida. São muitas exigências impostas pela sociedade, muitas transformações físicas e muito esforço para se adequar aos mais diversos ambientes e cenários.
O lado psicológico do jovem é bastante afetado por todos esses fatores, e ele pode acabar entrando em depressão. Os pais devem ficar muito atentos a qualquer sinal diferente de comportamento, para procurar um profissional especializado.

5. Obesidade

Não é a toa que a obesidade está na lista das doenças mais comuns na adolescência. Nos dias atuais, alimentos industrializados e cheios de conservantes são muito acessíveis. A internet, a televisão e o smartphone também contribuem para uma vida mais sedentária.
Adolescentes obesos têm chances de desenvolverem muitas doenças, especialmente cardíacas, à medida que crescem. Portanto, para combatê-las, atividades físicas e uma rotina alimentar saudável devem ser estimuladas sempre.

Como identificar as doenças mais comuns na adolescência

Assim como toda a família, o adolescente também deve passar por consultas de rotina. É bom que os pais estejam sempre presentes na vida escolar e nas relações sociais dos filhos, para supervisionarem possíveis contatos com drogas e bebidas alcoólicas.
Essa presença também dará respaldo para um convívio familiar saudável e para que o adolescente se sinta acolhido, para ter confiança de expor qualquer mal estar que sinta.
Você sabia que todas essas doenças são comuns na adolescência? Deixe seu comentário abaixo e participe!