4 informações que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde empresarial

contratar um plano de saúde empresarial

contratar um plano de saúde empresarial
Na hora de contratar um plano de saúde empresarial, é preciso levar em conta uma série de fatores. A segurança da operadora, o preço e as necessidades dos funcionários são apenas alguns dos elementos que devem ser considerados.
Além de tudo isso, é importante conhecer, antes de assinar o contrato, alguns pontos que são muito importantes. Esclarecê-los permite que o processo aconteça de maneira mais transparente, segura e efetiva para o negócio.
Por isso, veja a seguir 4 coisas que você tem que saber sobre o assunto e entenda a importância de cada uma.

1. Entender a diferença entre plano empresarial e coletivo por adesão é fundamental

É muito comum que haja uma confusão entre o que é plano de saúde empresarial e o que é um coletivo por adesão. Muita gente encara como sendo a mesma coisa, mas eles são bem diferentes.
O coletivo por adesão é relacionado a pessoas ligadas a uma entidade coletiva, por exemplo, sindicatos, conselhos profissionais e cooperativas. Ao fazerem parte de determinado grupo, podem ter o plano. Já o plano de saúde empresarial é contratado para os funcionários e sócios de determinado negócio.

2. Compreenda o impacto dessa ação nos resultados da empresa

Também é fundamental entender que essa ação gera diversos impactos no empreendimento.
Graças a essa contratação, os funcionários cuidarão da saúde com mais frequência, de modo a diminuir a chance de doenças crônicas e incapacitantes. Com essa estrutura de apoio, o número de faltas tende a cair, o que contribui para a produtividade.
Além disso, é um benefício que gera mais engajamento. Aliando-o a boas condições de trabalho, é provável que os colaboradores queiram se manter no negócio.
Ao mesmo tempo, é recomendado que se faça um planejamento financeiro. Deve-se procurar uma operadora que ofereça convênios do tamanho da sua necessidade, considerando qual é o impacto de tal custo.

3. Considerar a possibilidade de coparticipação facilita contratar um plano de saúde empresarial

Por falar em custo, algo que facilita contratar um plano de saúde empresarial é a modalidade de coparticipação. Funciona assim: o empreendimento contrata e oferece o plano aos colaboradores, mas para que eles possam usar os recursos — como as consultas —, devem pagar uma coparticipação.
Isso garante que o plano seja utilizado com mais consciência. Por não ser totalmente gratuito, o acionamento dos recursos não é feito sem critério por parte dos beneficiários.
É importante compreender o funcionamento da coparticipação antes de contratar um plano de saúde empresarial.

4. Conhecer a cobertura e a carência também é indispensável

Cada plano de saúde empresarial tem uma característica. Enquanto um oferece uma cobertura nacional, o outro só permite atendimentos regionais.
Há operadoras que oferecem benefícios diversos, como um relacionamento corporativo com especialistas para orientar melhor a organização. Assim, a cobertura tem que ser a mais adequada para o empreendimento.
Simultaneamente, é preciso ficar de olho na carência. Ela determina o tempo de espera para utilizar os recursos e deve ser considerada como um dos fatores mais importantes para a tomada de decisão. Afinal, quanto maior ela for, maiores são os gastos sem que haja total proteção. As carências devem seguir as normas da Agências Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
Depois de entender esses pontos, contratar um plano de saúde empresarial é uma tarefa mais simples, assertiva e estratégica.
Conte nos comentários se você tem alguma dúvida sobre o tema!