Por ano, o Brasil tem cerca de 700 mil acidentes de trabalho. Isso causa um impacto na economia que varia de R$ 20 a R$ 40 bilhões, freando o crescimento do país. Além de tudo, essas condições causam impactos na Previdência Social, na vida dos colaboradores afetados e de suas famílias e na atuação dos empregadores.
Atuar para reduzir a quantidade de acidentes na sua empresa, portanto, é indispensável para lidar com toda essa situação. Mais do que uma obrigação legal, trata-se de algo que pode gerar ótimos impactos, como ao diminuir o índice de absenteísmo.
Para atingir esses objetivos, veja 4 formas de tornar o ambiente organizacional mais seguro e com menores chances de ocorrências.
1. Reconheça e diminua os riscos de atuação no negócio
Mesmo atividades consideradas relativamente seguras, como o trabalho no escritório, possuem riscos.
A escada sem proteção, um fio desencapado ou até a questão da ergonomia podem causar problemas de saúde para os funcionários. Quando a função é pesada ou em indústrias, há ainda mais riscos.
Portanto, o primeiro passo para reduzir a quantidade de acidentes na sua empresa é fazer uma inspeção para mapear todos esses pontos que merecem atenção.
Feito isso, é preciso agir para eliminar ou, ao menos, diminuir os riscos de que ocorram situações como essa.
2. Aposte em educação, conscientização e prevenção
Porém, nem toda ação é de responsabilidade apenas do empreendimento. Embora ele tenha que oferecer condições seguras de operação, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é uma das responsabilidades do empregado.
Sendo assim, é fundamental investir em educação e conscientização, pois somente com isso é possível prevenir acidentes.
Crie um manual com boas práticas de segurança, tenha colaboradores responsáveis pela conferência dessas atividades e use recursos, como vídeos e palestras, para incentivar os funcionários.
Quanto maior for o acesso a conhecimento nesse sentido, mais protegidos eles poderão ficar.
3. Invista na medicina do trabalho para reduzir a quantidade de acidentes na sua empresa
Outro ponto que merece atenção é o investimento na medicina do trabalho. Embora essa seja uma obrigação legal, o negócio deve ter a consciência de que essa parte faz toda a diferença para os resultados.
Ela conta com ações diversas, como possuir um médico do trabalho à disposição e promover checagens regulares da saúde.
Além disso, vale a pena pensar em contratar um plano de saúde empresarial, já que diminui os riscos de doenças ocupacionais e profissionais. Como essas questões também são consideradas ocorrências do tipo, trata-se de uma forma de diminuir esse índice.
Se o convênio oferece acompanhamento de analistas e de pessoas da área, é ainda mais fácil reduzir a quantidade de acidentes na sua empresa.
4. Complemente com ações voltadas para a qualidade de vida
Além dessas medidas, invista em realizar ações que prezam por aumentar a qualidade de vida de quem trabalha. A ginástica laboral é um bom exemplo, mas há várias outras opções, como massagens, acompanhamento nutricional e apoio psicológico.
Essas ações ajudam a evitar doenças e, principalmente, garantem que todos estejam em plena forma para desempenhar suas funções. Com isso, é menos provável que ocorram descuidos ou momentos de falta de atenção — o que reduz as ocorrências.
Ao colocar todas essas ações em prática, é possível reduzir a quantidade de acidentes na sua empresa. Ao final, todos saem ganhando com um ambiente mais seguro, produtivo e preocupado com o bem-estar e com a saúde.
O que o seu empreendimento tem feito nesse sentido? Conte nos comentários!