5 dicas de nutrição para aproveitar as festas de fim de ano sem culpa

Dezembro chegou e, com ele, as festas de Natal e Ano Novo. As datas, como bem sabemos, são repletas de ceias robustas e opções atraentes aos olhos e ao estômago.

Para muitas pessoas, no entanto, essas mesmas refeições acabam por se tornar sinônimo de culpa e sofrimento. Não é segredo que, durante as festas de fim de ano, muita gente deixa a alimentação saudável de lado para aproveitar as receitas calóricas e recheadas de ingredientes saborosos. Antes de mergulhar de cabeça em cada uma das opções que se apresentam à sua frente e que, mais tarde, vão te fazer perder o sono contando calorias, pense que é tempo de celebração e que, portanto, o melhor caminho é fazer escolhas inteligentes e aproveitar o momento. Tudo começa, na realidade, com a mente.

Listamos abaixo dicas valiosas de nutrição para que você aproveite as delícias dessa ceia sem sofrer e, principalmente, fazendo escolhas conscientes, pensando mais com o estômago e menos com os olhos.

1. Beba muita água

Manter-se hidratado não é somente um passo importantíssimo para ser considerado durante o verão, com as temperaturas elevadas e a oscilação da umidade relativa do ar. Com o calor do lado de fora, muita gente acaba sofrendo com inchaços, o que contribui para que a sensação de estar uns quilinhos acima do peso ganhe forma. A água ajuda na diminuição do inchaço, no controle da circulação sanguínea e no processo digestivo. Ela é, portanto, sua melhor amiga.

2. Respeite os horários das refeições e saiba escolher

A mudança mais brusca e comum na rotina alimentar durante o período começa, justamente, no hábito de pular refeições para aproveitar melhor a ceia. Isso contribui para aumentar a fome e o tempo da sensação de saciedade. Ou seja, você vai comer com os olhos e isso vai gerar uma sensação de peso no seu estômago. Dessa forma, mantenha a sua rotina alimentar, mas com opções leves – saladas, legumes e verduras. Durante as ceias, aliás, vale fazer boas combinações no prato. Que tal aproveitar o verão e testar novas receitas que fujam das tradições do inverno no hemisfério Norte? Ingredientes frescos, frutas, peixes… Faça pratos coloridos e nutritivos, coma devagar, aproveite a refeição. Celebre a comida pensando mais na sua qualidade, não na quantidade.

3. Continue fazendo exercícios físicos

Você não precisa se cobrar e dobrar os treinos na academia, tampouco abusar dos exercícios em casa. Encare isso tudo com naturalidade. Faça alongamentos, treinos de Yôga, caminhadas longas… A atividade física precisa ser uma rotina prazerosa no seu dia-a-dia, e essa dica vale não somente para esse período de festas, mas para o ano todo. Escolha modalidades que você sinta prazer em realizar e adote-as com naturalidade. Seu corpo agradece e sua digestão também.

4. Consuma álcool e doces com moderação

Não é porque o período é de festas que o consumo desenfreado está liberado. Você não precisa aderir a excessos para aproveitar esses momentos. Procure não misturar os tipos de bebida e selecione apenas uma para te acompanhar durante a noite – ou cerveja, ou vinho, ou gin tônica e etc. Além disso, pondere sobre as escolhas da sobremesa: aqui, a lógica é a mesma, e é mais prudente escolher receitas que se ajustem ao seu paladar, em quantidades moderadas, do que exagerar e acabar ficando com um mal-estar que comprometa a sua festa.

5. Não foque somente na comida

A culpa é um estado mental. Quando você deixa o foco na comida, isso acaba interferindo no seu comportamento. As ceias não são as grandes protagonistas das festa, elas são apenas um entre inúmeros fatores que tornam as datas especiais. Converse com seus parentes e amigos, cante e dance, troque presentes… Aproveite tudo o que o Natal e o Ano Novo nos oferecem. A boa comida é uma coadjuvante.

Nós, da Unimed Cascavel, desejamos que você aproveite tudo de melhor que essas ceias nos oferecem. Aproveite cada segundo, com amor próprio e por aqueles que o (a) cercam. Boas festas!