Quarentena ou festa: que cuidados você precisa ter para continuar se prevenindo contra a Covid-19

O ano de 2020 foi extremamente difícil e desafiador. Isso devido às consequências trazidas pela pandemia de Coronavírus, que devastou a população mundial e trouxe uma sensação distópica que nunca poderíamos prever: a melhor forma de proteger as pessoas é privar-se do contato social ou reduzi-lo drasticamente.

A curva oscilante de contágio, bem como a falta de uma vacina, ainda tornam as medidas de prevenção uma necessidade. Engana-se quem pensa que estamos de volta à normalidade, já que os exemplos registrados recentemente na Europa mostram os impactos gerados por uma segunda onda, bem como dados preocupantes a respeito da possibilidade de nova contaminação em pacientes já curados.

Enquanto ainda aguardamos a resposta da ciência a respeito de uma vacina, é preciso que todos façam a sua parte. Precisamos, antes de tudo, ter empatia com pessoas que pertencem a grupos de risco e fazer de tudo para protegê-las, sejam desconhecidos ou parentes queridos. Com a chegada do período de Natal e Ano Novo, muitas dúvidas podem surgir em relação ao que fazer, já que a época é sinônimo de confraternização. Para isso, nós, da equipe Unimed Cascavel, separamos dicas para que você usufrua a chegada de 2021 com responsabilidade.

Medidas de prevenção para trabalhadores essenciais

Mesmo com a flexibilização de horários e a possibilidade de fazer home office, a rotina de trabalho permaneceu inalterada para muitos profissionais. É o caso de médicos e enfermeiros, bem como profissionais de outras áreas da saúde, como médicos veterinários, que formam o time principal de combate à Covid-19 e se arriscam ao continuar atendendo pacientes na emergência. Mas, além disso, muitos trabalhadores ainda são requisitados presencialmente nos escritórios, principalmente os que integram a área de facilities, como portaria, segurança, limpeza e recepção.

O primeiro passo para trabalhar com segurança é ter consciência de que é responsabilidade dos empregadores garantir boas condições de trabalho e flexibilizar as opções. Isso é um direito básico e indiscutível de qualquer trabalhador. Tendo isso em mente, a rotina para o dia-a-dia deve incluir os seguintes passos:

1 • Se você usa transporte público, procure conversar com seus superiores sobre a possibilidade de flexibilização de horários. Evitar ao máximo os horários de pico ajuda a frear as possibilidades de contaminação. Fazer escalas com outros funcionários, a fim de evitar uma grande circulação no ambiente comercial, bem como ter acesso a táxis corporativos em certas ocasiões, também são ações que devem ser adotadas pelos empregadores. O uso de máscara é, obviamente, indispensável;

2 • Certifique-se de que o ambiente de trabalho sempre esteja equipado com os itens essenciais para a proteção dos funcionários: produtos de limpeza e luvas à disposição, para a higienização de objetos das áreas comuns; álcool gel e máscaras descartáveis à disposição, sendo que a segunda deve estar sempre posicionada corretamente no rosto (cobrindo o nariz e a boca).

3 • Lave as mãos corretamente com água e sabão, com frequência. Por exemplo: nos intervalos do turno e entre as refeições.

Cuidados durante as festas e reuniões

Esqueça a confraternização de empresa: até que os casos de contágio estejam controlados e a vacina esteja disponível, qualquer possibilidade de aglomeração precisa ser evitada. Dentro de casa, porém, também é preciso ter bom senso: não é hora de viajar longas distâncias, não é hora de correr para assistir à queima de fogos na praia, não é hora de promover festas entre amigos e não é hora para reuniões com a família toda.

Abrir mão do contato social nessa época do ano é algo difícil, mas é mais um sacrifício que precisamos adotar para nos proteger. Garanta que vá se reunir com familiares e amigos em grupos extremamente reduzidos, dando preferência às pessoas que já moram com você. Não cumprimente com abraços e mantenha uma distância razoável ao se encontrar com as pessoas.

Lavar as mãos com frequência e ter um álcool gel à disposição para os convidados também é indispensável nesses casos. E utilizar objetos descartáveis para as refeições, descartando-os corretamente após o uso, reduz ainda mais os riscos.

O momento pede compreensão e paciência. Aproveite esse momento para pensar no bem coletivo, fazer metas saudáveis para os próximos meses, colocar as leituras em dia e relaxar. Nós também podemos contar com os benefícios da tecnologia e sermos criativos: jogos on-line, reuniões virtuais e muito mais.

E acredite: confiar na medicina e fazer a nossa parte vai fazer tudo isso passar!