6 principais doenças causadas pelo cigarro

image (1)O cigarro é um dos piores males da sociedade atual. Antigamente, fumar era moda, fazia parte do estilo. Mas muitos começaram a morrer por conta desse mau hábito por diversas doenças provocadas pelo fumo. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), esse hábito provoca a morte de uma a cada 10 pessoas.
Essas mortes não são causadas apenas pelo câncer de pulmão, mas também por diversas outras doenças. Atualmente, são mais de 50 doenças provocadas pelo hábito de fumar e abaixo listaremos as principais. Confira!

Doenças causadas pelo cigarro

1. Câncer de pulmão

É o segundo tipo de câncer que mais mata tanto homens quanto mulheres no Brasil de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os principais sinais e sintomas são: tosse persistente, dor no peito, falta de ar, falta de apetite, perda de peso e outros. O tratamento pode envolver não só quimio como radioterapia e também ser necessária uma cirurgia para remoção de uma parte dos pulmões ou de um deles.

2. AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Da mesma forma que o fumo é mais um fator para desenvolver o infarto, também é para o AVC. Isso acontece porque o cigarro inflama os vasos sanguíneos e eles ficam mais tensos, dificultando o bombeamento de sangue. Em um determinado momento, o AVC pode acontecer pela interrupção de sangue (nutrientes e oxigênio) para o cérebro.

3. Diabetes

O Diabetes é uma patologia na qual o indivíduo tem dificuldade em metabolizar o açúcar. E aqueles que fumam têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2, cerca de 30 a 40% a mais de chance. Além disso, o hábito de fumar prejudica a função renal e o fluxo sanguíneo, especialmente para as pernas. Por isso, as chances de amputar um membro é maior em diabéticos fumantes do que nos diabéticos não fumantes.

4. DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

É um conjunto de doenças — enfisema e bronquite — que consegue bloquear as vias respiratórias e assim dificultar as trocas gasosas. As lesões que o DPOC causa nas pessoas são irreversíveis e os principais sinais e sintomas são:  sibilos, tosse crônica e falta de ar. O tratamento é por meio de medicamentos e fisioterapia que ajudam a parar o avanço da doença e oferecer uma qualidade de vida melhor ao paciente.
Saiba também um pouco mais sobre a bronquite infantil e como a doença se desenvolve!

5. Infarto

Um infarto ocorre da mesma forma que um AVC: o sangue para de chegar ao coração e as partes que ficam sem oxigênio começam a morrer e assim a dor — angina — começa. Por isso, muitos fumantes acabam infartando mesmo não comendo alimentos gordurosos ou coisas do tipo.

6. Úlceras gástricas

O cigarro predispõe o organismo para a formação de novas úlceras, aliás, quem fuma tem 4 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de inflamação. Outras doenças do sistema gastrointestinal também podem aparecer como gastrite e refluxo.
Essas são as principais doenças causadas pelo cigarro e se você conhece alguém que fuma, compartilhe este post com essa pessoa. Mostre a ela quantos prejuízos esse mau hábito pode trazer para a saúde!