Para contratar um bom plano de saúde empresarial você deverá estar bem informado. Afinal, ele apenas será um benefício de verdade se, durante o funcionamento, nada der errado. Consultas, exames, eventuais internações e, também, todas as questões burocráticas, devem estar de acordo com as suas possibilidades e necessidades dos funcionários.
Para te ajudar a tomar esta importante decisão, separamos as informações mais importantes sobre o plano de saúde empresarial. Veja agora os 4 principais fatores para se atentar ao assinar o contrato.
1. Entenda as formas de contratação
A ANS (Agência Nacional de Saúde) classifica a contratação dos planos de saúde entre os individuais ou familiares, e os coletivos. É nessa segunda opção que se encaixa o plano de saúde empresarial, juntamente com aqueles formados por cooperativas, sindicatos ou associações trabalhistas. Apesar de as regras serem parecidas, existe uma regulamentação específica para esse tipo de contratação. Por isso, antes de fechar o contrato, certifique-se de que você está 100% por dentro das regras que regem esse tipo de contratação e de que elas não são iguais àquelas do seu plano familiar.
2. Conheça a abrangência do plano de saúde empresarial
A abrangência de um plano de saúde empresarial diz respeito à região onde o plano é válido, ou seja, se os seus funcionários poderão ser atendidos apenas na cidade em que trabalham, em outras cidades próximas, dentro do estado que moram ou em todo o território nacional. Nesse ponto, é importante avaliar não só o funcionamento da sua empresa, se os funcionários viajam a trabalho ou não, mas também o que eles precisam.
Existem planos para todas as abrangências e, muitas vezes, compensa escolher as maiores, principalmente se o grupo de funcionários for grande. Quanto mais gente você puder incluir no plano, maiores são as suas oportunidades de negociação.
3. Escolha as formas de pagamento
O plano de saúde empresarial é conhecido como um benefício para os funcionários justamente porque é um adicional ao salário, uma economia que eles têm. Mas isso não significa que a empresa deva arcar com absolutamente todas as despesas relativas à saúde. A verdade é que essa modalidade de plano já tem valores mais em conta que os planos familiares.
Por isso, ao optar por oferecer esse benefício, você poderá escolher diferentes formas de pagamento. A primeiras delas é quando a empresa banca todas as despesas para os funcionários. Já a outra opção seria escolher um plano co-participativo. Dessa forma, funcionários e empresa dividem o pagamento.
4. Conheça a operadora do plano
A operadora é a empresa que faz o meio de campo entre os pacientes e os médicos. Ela tem uma rede credenciada com médicos das mais diversas especialidades, assim como hospitais, laboratórios e clínicas especializadas. Porém, conhecer a operadora do plano não se resume apenas a conhecer todos os profissionais que estão ligados à ela. É fundamental que você faça uma pesquisa sobre o trabalho dela em geral. Dessa forma, você conseguirá evitar os erros mais comuns ao contratar um plano de saúde empresarial.
A contratação de um plano de saúde empresarial deve ser feita com muita atenção. Entender qual é a melhor abrangência para os seus funcionários, as formas de pagamento e, acima de tudo, conhecer a operadora, são passos fundamentais. Se a sua empresa está nesse momento, comente aqui embaixo quais são as suas dúvidas!