Diarreia em criança: causas, tratamento e prevenção

diarreia em criança

 
diarreia em criança
Diagnosticar doenças em crianças é um desafio, pois nem sempre elas conseguem expressar o que estão sentindo. É por isso que os pais costumam ficar muito atentos a qualquer sinal de que o corpo delas está funcionando de alguma forma fora do normal. Já parou para reparar que sempre tem um comentário sobre as fezes da criança?
A verdade é que elas são uma excelente forma de entender se algo está errado. Quando são muito frequentes ou falta consistência, o sinal de alerta é ligado. Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre diarreia em criança. Veja agora quais são as causas, tratamento e como prevenir esse quadro.

Quais são os sintomas adjacentes da diarreia em criança?

A diarreia em criança é a mesma dos adultos. Ou seja, as fezes são eliminadas várias vezes ao dia. Também são pastosas ou líquidas, e muitas vezes têm um cheiro mais forte que o normal. Mas além dessas características, existem alguns sintomas adjacentes. Ou seja, aqueles que surgem junto com a alteração do ritmo intestinal e que podem dar pistas sobre a origem do problema. São eles: dores fortes de barriga, febre, falta de energia, falta de apetite, vômito e até irritação.

Quais são as causas desse quadro?

A causa mais comum da diarreia em criança é a virose, principalmente durante o verão. Nesses casos, a doença pode ser transmitida entre crianças diferentes no parquinho ou na escola, por exemplo. Também pode ser passada de um adulto, que por ser maior e ter o sistema imunológico mais resistente, não sofre tanto com a condição.
Existem também as diarreias infantis provocadas por bactérias. É a famosa intoxicação alimentar, na qual o corpo luta contra o agente causador dela e tenta expulsá-lo de todas as formas. Nesse caso, além da diarreia, é muito comum que aconteçam vômitos e febre.
diarreia em criança
 

Qual é o melhor tratamento para a diarreia em criança?

O tratamento vai depender da causa da diarreia em criança. O mais importante é procurar um pediatra para que ele ajude a descobrir o motivo por trás do quadro e recomende a melhor forma de atuar. De maneira geral, as viroses passam sozinhas, o que pode durar de 7 a 14 dias. Nesse caso, a preocupação dos pais deve ser em evitar a desidratação da criança. Por isso, mesmo que a criança se recuse a comer, foque em dar bastante água e água de coco.
Já no caso da intoxicação alimentar, o pediatra avaliará a extensão do problema. Se for uma incidência leve, vale a mesma recomendação das viroses. Mas em casos mais graves, é preciso da ajuda de antibióticos para que o corpo consiga se recuperar mais rapidamente. Acima de tudo, é importante identificar qual foi o alimento que provocou o quadro e cuidar para que essa situação não se repita.

Como prevenir a diarreia infantil?

As viroses são muito comuns durante a infância. Elas costumam atingir parte dos coleguinhas da escola e são muitas vezes são inevitáveis. O importante é tentar tirar a criança doente do convívio social durante o tempo de transmissão para que a doença não se espalhe. De qualquer maneira, faz parte da formação do sistema imunológico passar por essas situações para que ele se fortaleça.
Já a diarreia causada por bactérias pode ser evitada com a higienização correta dos alimentos. O mesmo vale para o cozimento e preparo adequado de receitas que serão ofertadas à criança. Mas se o quadro persistir, vale fazer uma investigação aprofundada com a ajuda do pediatra para detectar possíveis intolerâncias alimentares.
A diarreia em criança pode ser perigosa se não cuidada. Por serem menores que os adultos, as crianças têm mais chances de sofrer com a desidratação. Ou seja, elas têm menos líquidos no corpo e, portanto, as perdas são mais significativas. Por isso, independentemente do agente causador da doença, sempre dê muito líquido para a criança durante o tratamento.
Você já teve uma criança com diarreia em casa? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outras pessoas que estão passando pela mesma situação.