Doenças como sarampo infantil, poliomielite e rubéola preocuparam a população brasileira durante muitos anos. Antes do desenvolvimento das vacinas específicas para essas doenças, o país passou por grandes crises, principalmente entre as crianças, que eram mais vulneráveis a esses problemas.
No entanto, nos últimos anos, casos de doenças como sarampo infantil, (que na verdade é apenas sarampo, já que a doença também pode atingir da mesma forma os adultos), criaram um alerta na sociedade. Até o primeiro dia de agosto deste ano, o Brasil registrou mais de mil casos de sarampo, segundo o Ministério da Saúde.
Mas como prevenir o sarampo infantil? Quais os sintomas dessa doença? A vacina é segura? Existe tratamento para o sarampo infantil? Para esclarecer essas e outras perguntas comuns sobre o tema, recomendamos a leitura do artigo a seguir.
O que é sarampo infantil?
Por conta dos novos casos de sarampo infantil no Brasil, muitas pessoas buscaram mais informações sobre essa doença. Essa é uma enfermidade infectocontagiosa considerada grave, por isso a preocupação dos pais é tão grande. O sarampo infantil, conhecido também apenas como sarampo, é causado por um vírus chamado morbillivirus, que é transmitido pelas secreções respiratórias e provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos do paciente.
Os sintomas mais recorrentes da doença são lesões na pele e problemas respiratórios, como coriza, tosse e expectoração. Ao ser diagnosticada com sarampo infantil, a criança precisa de um acompanhamento médico, pois há casos em que a doença se torna mais grave, podendo ocasionar problemas nos pulmões, sinusite e até comprometimento do sistema nervoso central.
Conheça o tratamento da doença
Ao saberem quais são os sintomas do sarampo infantil, os pais podem ficar preocupados com as consequências da doença. Apesar da gravidade, o tratamento costuma não ser invasivo. Durante um período médio de 10 dias, a criança precisará ficar em repouso, manter a hidratação e tomar remédios que ajudam a aliviar os sintomas, como o Paracetamol.
Mas, como cada caso é um caso, é fundamental que a criança com sarampo infantil busque um acompanhamento médico, pois somente o especialista poderá traçar um tratamento adequado para o paciente.
Saiba qual é a melhor maneira de prevenir o sarampo infantil
Como mencionado acima, antes do desenvolvimento de vacinas como a tríplice viral SCR, indicada para sarampo, caxumba e rubéola, o país registrava muitos casos de crianças com enfermidades graves. Após os avanços da medicina, doenças como varíola, poliomielite e o sarampo infantil ou apenas sarampo foram consideradas erradicadas no Brasil, graças à vacina que protege as crianças.
O atual surgimento de novos casos se deu pela baixa imunização da população. Informações distorcidas acabaram causando medo e fazendo com que muitos pais não levassem os filhos para tomar a vacina contra o sarampo infantil.
Vale sempre ressaltar que a tríplice viral é segura e com duração permanente. Geralmente, o pequeno toma essa vacina até os seus cinco anos de idade. Porém, crianças mais velhas e até adultos que não foram imunizados podem tomá-la, basta procurar por uma unidade médica para conhecer todos os detalhes da vacinação para o público que não faz parte das campanhas do Governo Federal.
No artigo de hoje, mostramos o que é e como prevenir o sarampo infantil ou apenas sarampo, doença grave que pode ser evitada por meio da vacinação correta. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à saúde das crianças, veja também em nosso blog o post que mostra 4 atividades físicas para fazer com os filhos.