Quantas vezes o adolescente deve ir ao médico por ano?

ir ao médico

ir ao médico
Quando o filho nasce, os pais às vezes não sabem, mas terão que manter uma rotina de visitas ao pediatra, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. Conforme o filho vai crescendo e tendo um desenvolvimento saudável, a frequência das consultas diminui.
Ao chegar na adolescência, o jovem costuma não querer ir ao médico, pois se sente bem e imune a qualquer problema de saúde. Os pais acabam ficando ainda mais preocupados quando o filho apresenta essa postura, afinal, o acompanhamento médico é importante em todas as faixas etárias.
Mas quantas vezes o adolescente precisa ir ao médico? Qual a frequência dos exames clínicos? É importante ter um plano de saúde nesta faixa etária? Se você também quer esclarecer essas e outras dúvidas sobre o tema, não deixe de conferir a sequência deste artigo.

Saiba quantas vezes o jovem deve ir ao médico

Como mencionado no início, na primeira infância as consultas médicas são muito mais frequentes, pois o pediatra avalia de perto o desenvolvimento físico, motor e cognitivo das crianças. Com o passar dos anos, a frequência diminui. Por exemplo, crianças a partir dos sete anos, sem problemas de saúde, realizam em média duas consultas por ano.
Ao chegar na adolescência, os jovens resistem um pouco e acham que não é preciso ir ao médico. Mas vale lembrar que esse é um momento importante do desenvolvimento do filho, que está entrando oficialmente na vida adulta, com mudanças significativas no seu corpo e na mente.
ir ao médico
Por isso, os pais precisam conscientizar os filhos de que ir ao médico na adolescência é essencial. Quando tudo está bem, o jovem pode projetar uma consulta com clínico geral por ano. O profissional irá avaliar o seu filho e, se necessário, solicitará alguns exames. Nesses casos, o retorno ao médico é realizado geralmente em até 30 dias.
Como cada adolescente é único, pode ser que o seu filho tenha que ir ao médico mais vezes ao ano, ainda mais quando há problemas de saúde que exigem o tratamento com um médico especialista. As meninas também realizam mais consultas anuais por conta do acompanhamento com o ginecologista.

Plano de saúde para jovens é um bom negócio?

Essa é uma dúvida comum dos pais, já que os jovens costumam ter uma ótima vitalidade, colocando a importância de um plano de saúde em xeque. Essa dúvida se fortalece quando os pais descobrem que a recomendação para os adolescentes é de uma consulta por ano.
Mas, antes de desistir de contratar um plano de saúde que atenda o seu filho adolescente, é importante que os pais se lembrem que o convênio oferecerá suporte de qualidade em casos de emergência e urgência, além disso, o jovem terá acesso aos melhores hospitais, clínicas e laboratórios da região.
A segurança que o plano de saúde proporciona para toda a família vai muito além da quantidade de vezes que o jovem deve ir ao médico por ano. Aproveite e veja também em nosso blog o post que apresenta 4 motivos para investir em um bom plano de saúde para a sua família.