A importância da prevenção do câncer de próstata

 
Novembro Azul
No mês de Novembro é dado um grande destaque à prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul tem um papel importante na saúde masculina, não só dos homens que já possuem a patologia, mas também daqueles que precisam tomar alguns cuidados para não desenvolvê-la.
Para se ter uma ideia do problema, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), só em 2018 foram registrados quase 70 mil novos casos, e o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, sendo mais de 14 mil óbitos.
Vamos agora saber um pouco mais sobre essa doença, como preveni-la e como é o seu tratamento. Confira!

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula encontrada apenas no homem e que fica localizada logo abaixo da bexiga. Ela envolve a uretra, que é o duto que liga a bexiga ao orifício do pênis. O papel da próstata é de grande importância na fertilidade, pois ela é responsável pela produção de um líquido que participa da composição do sêmen. Esse líquido por sua vez tem 2 papéis: nutrição e proteção dos espermatozoides.

Quais são os fatores de risco?

Alguns homens apresentam maior predisposição que outros para desenvolver o câncer de próstata. Vejamos os principais:

  • Idade: A chance de desenvolver o câncer aumenta conforme a idade. A partir dos 55 anos já é preciso ficar alerta;
  • Histórico na família: a carga genética também influencia. Quem já tem um caso de câncer de próstata na família deve ter maiores cuidados;
  • Sobrepeso e obesidade: quem está acima do peso também tem mais chances.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sinais e sintomas da patologia vão depender do estágio no qual o câncer se encontra. No início, o homem pode apresentar os seguintes:

  • dificuldade para urinar e a urina pode apresentar sangue (situação chamada de hematúria);
  • redução do jato de urina;
  • vontade de urinar mais vezes, seja de dia ou de noite;
  • demora para terminar e também para começar a urinar.

Se você sente algum ou alguns desses sinais e sintomas, vá ao médico. Isso não significa que você esteja com câncer de próstata, pois existem outras patologias que podem ser a causa, como a prostatite ou mesmo o tumor na forma benigna.

Como fazer o diagnóstico?

Já no consultório médico, o profissional precisará realizar alguns exames para determinar se você está ou não com o câncer instalado. Um deles é o Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que mede a quantidade de proteínas sintetizadas pela próstata: quanto maior, maiores as chances de ter o câncer.
O outro é o já conhecido Exame de Toque Retal, o que afasta muitos homens dos consultórios e gera preconceito ao fazer o exame. Porém, ao não fazê-lo, o prejuízo pode ser muito maior.
Se for encontrada essa alteração no exame de PSA ou no Exame de Toque Retal, é realizada uma biópsia.

Como se prevenir?

Existem muitas maneiras de evitar o câncer de próstata, ou de pelo menos reduzir as chances de tê-lo. Uma dessas formas é cuidando da dieta, mantendo uma alimentação saudável. Praticar atividades físicas, não fumar, consumir pouco ou nenhum álcool e manter o peso dentro do adequado são alguns hábitos que você pode desenvolver.
Aproveite o Novembro Azul para fazer os seus exames e verificar se está tudo bem, caso você apresente algum sinal ou sintoma dos mencionados aqui. A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
Compartilhe este post nas redes sociais e alerte outras pessoas para cuidar melhor da saúde e evitar o câncer de próstata!