Como fazer o acompanhamento correto de uma dieta vegana.

dieta vegana

dieta vegana
A dieta vegana tem suas particularidades, o que a torna diferente da dieta vegetariana que muitos confundem. No caso da vegana, não entram nem mesmo os derivados de fontes animais. Leite, queijos e manteiga não fazem parte da dieta, por exemplo, e justamente por conta de tantas restrições o acompanhamento de um profissional é essencial.
Cada vez mais pessoas estão aderindo à dieta vegana. No Reino Unido, 12%  dos 65 milhões de britânicos decidiram se tornar veganos. Aqui no Brasil, uma pesquisa feita pelo Ibope constatou que entre 2012 e 2018, o número de veganos dobrou, chegando a quase 30 milhões de pessoas.
Para aderir ao veganismo, é importante fazer uma visita ao nutrólogo. Saber como estão os seus níveis de cada vitamina e de outros nutrientes no corpo. Isso é muito importante para definir a sua alimentação e as porções de vegetais necessárias por dia. Esse acompanhamento é essencial para manter a sua dieta vegana e a sua saúde.
E, se você também resolveu se tornar vegano ou está pensando em se tornar um, confira este conteúdo feito especialmente para ajudá-lo a manter uma dieta vegana. Confira!

O que é dieta vegana?

Primeiro você precisa estar bastante familiarizado e entender completamente do que se trata a dieta vegana e o conceito de ser vegano.
O vegano vai além do vegetariano. É uma forma de vida na qual nada do que for consumido deve ser de origem animal. Quem é vegano não compra nada que seja feito de pele de animal, como bolsas ou sapatos de couro.
Para aqueles que desejam aderir a isso, é preciso começar aos poucos. Algumas pessoas preferem começar com mudanças na dieta, o que pode ser mais fácil para quem já é vegetariano por exemplo. Como dissemos mais acima, o vegano não come nada que seja derivado de origem animal, ainda que de maneira indireta. Ovo, leite e qualquer tipo de derivados também não entram na dieta.

Como fazer uma dieta vegana?

Para manter uma dieta vegana ou começá-la é muito importante ter o acompanhamento médico. Muitas vezes, é preciso reorganizar o organismo para que ele esteja preparado para essas mudanças.
Há uma dúvida bastante comum de quem quer começar a seguir uma dieta vegana e também de quem tem uma certa curiosidade sobre essa alimentação: “e as proteínas”?
É possível encontrar boas fontes de proteínas nos vegetais. Na verdade, precisamos apenas das essenciais, já que as proteínas conhecidas como não-essenciais são fabricadas dentro do nosso corpo. Na verdade, o termo correto é aminoácidos essenciais, pois são os aminoácidos em conjunto que formam a cadeia proteica. Elas são 9 no total, e podem ser encontradas em alimentos como:

  • feijão;
  • soja;
  • lentilhas;
  • pistache;
  • grão-de-bico;
  • arroz integral.

É claro que existem diversas outras opções, sendo essas as mais comuns e que, muitas vezes, consumimos no dia a dia. Porém, só comer esses alimentos e deixar a carne e derivados de lado não é uma atitude muito saudável. Ter um profissional à frente dessa mudança é o mais importante.

Por que ter acompanhamento profissional?

Ao contrário das carnes, podemos encontrar diversos vegetais que não possuem todos os aminoácidos essenciais e, por isso, uma complementação é necessária.
O profissional, no caso o nutricionista, será o responsável por fazer esse balanceamento, adicionando a quantidade de vegetais de acordo com as suas necessidades de vitaminas, sais minerais e, é claro, proteínas.
Que tal ajudar outras pessoas que também querem se tornar veganos ou precisam de orientação para manter a dieta? Compartilhe este post nas suas redes sociais!