A alimentação das crianças na escola

A alimentação das crianças

A alimentação das criançasSe a nossa alimentação já é de extrema importância, imagine a das crianças. Elas estão em rápido crescimento físico e desenvolvimento cognitivo, especialmente nos primeiros 3 anos de vida, período de pico de desenvolvimento cerebral. É também nesse período onde as crianças passam a ter hábitos alimentares mais alinhados aos dos adultos, e por isso é primordial o cuidado com os novos alimentos que são oferecidos a elas, pois se não houver um reforço positivo dentro e fora de casa, podem acontecer desalinhamentos perigosos para a qualidade da alimentação infantil.
Após os 3 anos de idade, é necessário um controle ainda maior da alimentação,  pois é quando a criança começa a frequentar a escola, local onde está exposta a mais de um costume alimentar.
 

Como cuidar da alimentação na escola?

Como os pais podem ter controle sobre o que as crianças comem quando estão na escola? Elas passam boa parte do dia nesse local e a alimentação deve ser uma preocupação. Ao procurar por uma instituição de ensino, os pais também precisam estar atentos a essa questão.
Como os pais podem cuidar da alimentação dos filhos mesmo quando eles não estão em casa? Veja abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo!

1. Procure por uma escola que ofereça uma alimentação adequada

Atualmente, cada vez mais as instituições de ensino estão se preocupando em oferecer uma alimentação saudável para os pequenos. Alimentos industrializados como salsicha devem ser retirados do cardápio, pois é uma comida altamente tóxica para o organismo de qualquer pessoa, especialmente de uma criança. Isso sem falar nos refrigerantes e outros. Portanto, na hora de matricular o seu filho, pergunte sobre o que é oferecido pela instituição.

2. Cuide da lancheira da criança

A escola pode ter uma cantina que serve salgados fritos, com muito carboidrato simples (açúcares, mel, arroz branco e macarrão são exemplos) e opções de bebida como suco de caixinha e refrigerante. Permitir que a criança compre o próprio lanche na escola é um risco que você não pode correr. Ela, provavelmente, vai pedir o que mais gosta e, na maioria das vezes, não é o mais saudável.
E você leu certo. O suco de caixinha é uma péssima opção de bebida para as crianças. Eles costumam ter muito mais água e uma boa quantidade de açúcar do que a fruta propriamente dita. Por isso, ele deve ser riscado da alimentação da criança.
Nesses casos, o melhor a fazer é preparar a lancheira dele. Prepare o suco e coloque em uma garrafa térmica. Coloque frutas como maçãs e banana, frutas que sejam fáceis de consumir. É possível preparar receitas saudáveis como bolo sem farinha de trigo e biscoitos ricos em fibras.

3. Organize o seu tempo

Um dos maiores problemas que os pais encontram na hora de cuidar da alimentação dos filhos é o tempo. Eles já chegam à noite cansados, precisam brincar com o filho e dar atenção a ele para só depois preparar os alimentos.
Uma alternativa é cozinhar alimentos de preparo simples e que duram mais tempo. Por exemplo, há muitas receitas de bolo e biscoito saudáveis na internet e que você pode preparar em casa. São alimentos que podem durar a semana toda. Abuse também das frutas e use a sua criatividade na hora de preparar, por exemplo, um sanduíche natural. Use um cortador de alimentos em formatos de estrela e outros para agradar a criança.
Cuidar da alimentação das crianças na escola pode ser um desafio para os pais e também para os responsáveis da instituição de ensino, mas o esforço vale a pena. A criança aprende de forma mais rápida, consegue desenvolver e bom raciocínio e fisicamente falando, cresce de forma mais saudável.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros pais que, assim como você, se preocupam com a alimentação dos filhos!